Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, C.! Eu acho meio difícil determinar uma idade, pois depende da cabeça de cada menina e de seu coração estar preparado para um compromisso mais sério. A meu ver, 15 anos é uma idade boa para muitas garotas – especialmente se já demonstram maturidade e responsabilidade em outras áreas da vida (nos estudos, no relacionamento com os pais e com outras pessoas, por exemplo). E, é claro, depende das regras que os pais vão definir.

Achei muito legal sua seriedade em relação ao namoro. Lembre-se, porém, de que o namoro é um relacionamento para você conhecer a outra pessoa, e não para ir logo se comprometendo com ela para o resto da vida. Claro que o ideal é namorar para casar, mas às vezes isso não acontece. Em minha opinião, às vezes a gente põe muita pressão no namoro. Claro que é coisa séria, mas também precisa ter leveza, brincadeira, espaço para tentar – e errar. Se você começar um namoro e  não der certo, não quer dizer que você cometeu um grande erro e que Deus vai ficar chateado com você.

Em minha opinião, seria legal você continuar desenvolvendo uma boa amizade com esse menino e orando a esse respeito. Aliás, vocês podem orar juntos sobre isso como amigos – para isso, não precisa avisar nem pedir permissão para ninguém J

E seria bom, sim, conversar com seus pais, dizer que está surgindo um interesse entre você e esse menino e que vocês gostariam da permissão deles para começar um namoro quando você fizer 15 anos. Agora, se seu pai disser que só poderá com 18 anos, não se desespere. Se esse menino faz parte do plano de Deus para você, ele vai esperar e esse relacionamento vai acontecer – sem dramas e sem precisar forçar a barra. Isso que é o legal de caminhar com Deus. Não precisamos ficar ansiosas, pois as coisas que ele preparou para nós, ele mesmo providencia para que aconteçam.

Portanto, amiga, continue a orar, continue a cultivar essa amizade e converse com seus pais. Deus vai cumprir os propósitos dele para sua vida – e os planos dele são sempre muito melhores do que podemos imaginar. Confie nele!

Kisses,
Su