Hello, L.! Para começar, veja estas dicas bem gerais:
https://www.faithgirlz.com.br/index.php/cinco-dicas-para-compartilhar-sua-fe/
Além disso, é sempre bom nos lembrarmos da promessa de Jesus a seus discípulos em Lucas 21.14-15 (leia a passagem toda para entender o contexto). Isso significa que não precisamos ficar ansiosas com a abordagem certa, as palavras certas, o argumento certo. Se pedirmos, Deus nos ajudará pontualmente, no exato momento em que estivermos falando. Só precisamos dar o primeiro passo e começar a falar.
Como você mesma disse, o testemunho sincero nasce de um coração que tem intimidade com Deus. Testemunhar não é argumentar nem convencer. É simplesmente apresentar para outros nossa fé (usando a Bíblia como base), contar o que Deus tem feito por nós e deixar o Espírito fazer o resto.
Você não precisa refutar os argumentos daqueles que falam que “não a importa a religião, se ela fala de amor”. Pode simplesmente dizer algo como: “Minha convicção é de que Jesus é o único caminho. Se você quiser ler a Bíblia, vai entender melhor do que estou falando” – e aproveite para presentear a pessoa com um Novo Testamento ou um Evangelho de João.
Claro que existe lugar para a apologética (a defesa de nossa fé com base histórica, filosófica, etc.), mas, a primeira coisa é falar de suas crenças e experiências como compartilhamento. É como contar sobre um lugar maravilhoso que você visitou, ou um prato delicioso que você experimentou – você divide com outros uma coisa boa sem tentar forçar goela abaixo. As pessoas notam quando estamos compartilhando e quando estamos impondo.
Se você quiser entrar em discussões mais profundas, recomendo leituras de um autor chamado William Lane Craig. Ele tem livros traduzidos para português e também um blog: http://pt.reasonablefaith.org/
E lembre-se de que, por mais respeitosa e amável que você seja ao compartilhar sua fé, sempre vai ter alguém que vai chamar de “intolerante”, “preconceituosa”, “radical”, e por aí afora. Se Jesus e os primeiros discípulos foram insultados e até mortos por causa da fé, não devemos esperar que nossos testemunho seja acolhido por todos hoje em dia. Para mim, essa é a parte mais difícil do evangelismo – saber que outros vão rejeitar, vão zombar, vão achar que sou tapada. Precisamos de muita ajuda de Deus para ter coragem de nos expor a críticas. Que ele nos dê mais amor pelas almas perdidas que por nossa própria reputação!
Dê uma espiada no blog, pense sobre essa questão e, se quiser, volte para conversamos mais sobre isso.
Kisses,
Su