Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida M., a primeira coisa importante a fazer nessa situação é procurar se envolver o mínimo possível nas questões de seus pais. Se um vier falar do outro para você, diga que você prefere ouvir. Fique na sua! Estou dizendo isso por experiência própria. Sou filha de pais divorciados e meu pai também tinha problemas com pornografia e alcoolismo, portanto eu entendo pelo menos um pouco de sua situação.

Eu sei que deve estar um clima horrível em sua casa e que há muitas incertezas sobre o desfecho dessa história. Portanto, meu principal conselho para você é: apegue-se firmemente a Deus, pois ele tem um cuidado todo especial por nós nessas situações. E, se possível, procure uma pessoa adulta de sua confiança (menos seus pais) para compartilhar um pouco do que está acontecendo. Ela não precisa nem te dar conselhos, nem tentar interferir no casamento de seus pais, mas apenas ouvir e orar com você. Isso faz uma diferença enorme! Peça para Deus colocar alguém assim perto de você.

Peça, também, para Deus deixar bem claro em sua cabeça que os vícios de seu pai e o conflito entre ele e sua mãe não têm nada a ver com você. Eles são adultos que estão tomando as decisões deles e não há nada que você possa fazer a esse respeito. Eu sei que isso é meio assustador, mas também dá um alívio saber que você não é responsável pelo bem-estar deles e desse casamento.

Confie que Deus vai cuidar de você no meio dessa tempestade e que, um dia, ele vai sarar seu coração e usar suas experiências para muitas coisas. Foi o que ele fez comigo, e é o que ele quer fazer com todas nós!

E, sempre que precisar desabafar ou trocar uma ideia ao longo dessa jornada, apareça aqui!

Kisses,
Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.