Querida E., eu li toda a sua mensagem e entendo o quanto essa situação está sendo angustiante para você. Gostaria que você pedisse ajuda de Deus para pensar com calma em algumas questões:
- Ao longo dos anos, tenho feito várias pesquisas sobre automutilação e posso lhe dizer que nãoé, de maneira alguma, sinal de que a pessoa quer cometer suicídio! Pelo contrário: As pessoas que fazem isso querem viver! No entanto, a dor do lado de dentro é tão grande e tão difícil de transformar em palavras que elas precisam encontrar formas de expressar esse sofrimento – daí os cortes, o sangue, a dor física.
- Além disso, a dor física libera algumas substâncias químicas em nosso cérebro que, pelo menos por alguns momentos, parecem ajudar a lidar com a tristeza intensa. É como se fossem um tipo de “antidepressivo natural”. Isso explica porque muitas pessoas criam o hábito de se cortar – por mais que doa, ao mesmo tempo, de alguma forma, também faz a pessoa se sentir “bem”.
- Eu acredito plenamente no poder de Deus de curar e libertar as pessoas. No entanto, acredito que na grande maioria dos casos Deus usa meios humanos, médicos e científicos para isso. Portanto, se você quer ajudar sua amiga, a melhor coisa que você pode fazer (além de orar muito por ela!) é insistir para ela buscar ajuda. Ela precisa se consultar com um médico (pode ser um clínico geral, para começar) que irá encaminhá-la para os profissionais mais apropriados. Geralmente, quem se automutila precisa de acompanhamento de psicólogo e, às vezes de psiquiatra. Algumas pessoas também são beneficiadas por medicamentos. Todas essas coisas são recursos que Deus, em seu amor, providencia para nós.
- Para ajudar sua amiga, é bem possível que vocêprecise de ajuda de um adulto de sua confiança. Eu sei que o segredo é um elemento muuuuito forte na automutilação, especialmente em relação aos adultos, mas esse segredo faz muito mal! Portanto, converse com seus pais ou como uma professora ou coordenadora pedagógica de sua escola. Conte o que está acontecendo e peça apoio e orientação. Tem coisas que a gente não resolve sozinha!
- Para terminar, algo muito importante: Procure lembra que os problemas de sua amiga não moram dentro de você. Às vezes nos identificamos de forma tão próxima com as pessoas que acabamos sendo arrastadas para baixo junto com elas. Quando a Bíblia para a gente “chorar com quem chora” significa ter sensibilidade e se colocar no lugar da pessoa. Não quer dizer, porém, que tomamos os problemas sobre nossas costas, como se fossem nossos. A automutilação tem uma tendência meio contagiosa. Se você vê sua amiga lidando com a angústia dessa forma, pode pensar que vai ser bom pra você tentar fazer igual. Não é! Peça muita ajuda e sabedoria de Deus para separar os problemas de sua amiga dos seus problemas e para buscar o apoio que você precisa.
Deus nunca nos deixa na mão, no momento certo, ele coloca pessoas em nossa vida para nos socorrer. Confie nisso!
Kisses,
Su