Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Fico feliz de saber que Deus está usando o blog para fazer ao seu coração!

Entendo perfeitamente sua situação e o quanto é difícil lidar com ela. Para começar, é importante você ter em mente que, só porque Deus lhe concedeu o dom de ajudar outros, não significa que você precisa estar disponível para todo mundo o tempo todo. Existem muitas situações em que simplesmente não temos como ajudar a outra pessoa. Às vezes ela precisa tomar decisões e mudar atitudes (como você mesma observou, sobre a necessidade de buscar a Deus), coisas que não podemos fazer por ela. E às vezes o Espírito Santo precisa trabalhar na vida das pessoas no tempo dele. Além disso, existem períodos da vida em que precisamos fazer uma pausa no cuidado dos outros e precisamos tratar de nossas questões. O atendimento psicológico nessas horas e fundamental! Aliás, sabia que todos os bons terapeutas buscam a ajuda e o apoio de colegas também? Ninguém nasceu para resolver problemas (seus ou dos outros) sozinho 🙂

Outra questão para considerar é que, às vezes, usamos o dom de ajuda para nos sentirmos amadas e aceitas pelas pessoas. Aí, quando elas ficam magoadas porque não podemos ajudar, isso pesa muito em nosso coração. Nessas horas, é bom lembrar que você é absolutamente amada, aceita e acolhida por Deus independentemente do uso de seus dons.

E com certeza é ótimo fazer o que você falou: buscar momentos de solitude com Deus, de descanso e de “desligamento” dos problemas dos outros. Isso é sabedoria!

Portanto, minha amiga, não se angustie nem se preocupe quando alguém não entender que você não tem como ajudar. Você não é o Espírito Santo e você não tem obrigação de resolver os problemas do mundo. Em muitas ocasiões, a melhor coisa que podemos fazer pela pessoa é simplesmente orar com ela e por ela – entregar o problema dela para o Único que é verdadeiramente capaz de resolvê-lo. Essa prática de sempre orar com quem busca seus conselhos também ajudará a tirar o foco de você e voltá-lo para Deus. Sim, ele usa pessoas para nos socorrer, mas, no fim das contas, quem faz todo o trabalho interior é ele – e não a gente! Quando entendemos isso de verdade, tira um peso grande de nossos ombros. Podemos confiar que, quer estejamos disponíveis ou não para aconselhar outros, Deus sempre os socorrerá. Ele colocará outros cristãos para servi-las e para nos dar os tempos de alívio e descanso que precisamos. Confie nisso!

E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!

Até a próxima 🙂

 

Kisses,

Su