Hello, L.! O fato de você entender que namoro é um relacionamento bem sério, que precisa de maturidade e compromisso, já é uma grande coisa! Além disso, é bom lembrar que, embora nem todo namoro precise obrigatoriamente terminar em casamento, o ideal é pensar no namoro como o segundo passo para o casamento (o primeiro passo é a amizade). Se você considera que já está preparada para caminhar nessa direção (não para casar, mas para dar um passo rumo ao compromisso mais sério de todos, para o resto da vida), não vejo problema em começar a olhar em volta e pensar em namoro.
Ao contrário do que muita gente pensa hoje, namoro não é um passatempo ou uma forma de simplesmente satisfazer seus desejos. É uma etapa no processo de conhecer melhor a outra pessoa e entender se ela faz parte da história que Deus já escreveu para você. Se você e o garoto entrarem em um compromisso com essa ideia, pode ser uma experiência muito positiva e enriquecedora. E essa experiência pode começar em sua idade, sim.
Antes de tomar qualquer decisão, porém, converse muito com Deus. Peça bastante sabedoria e clareza para ele. E, se possível, converse com seus pais ou com outros adultos de sua confiança, que conhecem você. É legal ouvir a opinião deles também. Por fim, lembre-se de que um bom namoro começa com uma boa e longa amizade, cultivada com calma, que vai crescendo e se aprofundando aos poucos. Se você tem um amigo chegado em sua vida, se vocês conhecem bem um ao outro e já existe afeto mútuo, pode ser o momento de pensar em compromisso 🙂
Até a próxima!
Kisses,
Su