Hello, M.! Lembro sim 🙂 Falamos sobre seu namorado anglicano, que não gosta de tanto filosofar, não foi?
Quanto à situação que você descreveu, saiba que é muito natural um beijo desses estimular você. Só porque despertou essas sensações, não significa necessariamente que você passou dos limites. Não vejo mesmo motivo para você se sentir culpada. Acredito quando você diz que foi bom – e tudo bem!
MAS (sempre tem um “mas”, não é mesmo? Rsrs), se o plano de vocês é esperar até o casamento (aliás, um excelente plano!), vocês dois vão precisar ficar atentos para que as coisas não progridam além disso. Ficar sozinhos, deitados no sofá, ou seja lá onde for, com certeza não vai ajudá-los a manterem-se firmes nesse propósito. Claro que as forças para isso vêm de Deus, mas a gente tem uma participação nessa história, que é não criar situações que dificultem as coisas. Deus quer dar sabedoria a vocês dois para que não se coloquem em situações em que a intimidade física vá se intensificar. A tendência humana muito natural e normal é querer mais proximidade. Não há razão para sentir culpa pelo desejo. Agora, quando tomamos a decisão de esperar, precisamos entender o que vai ajudar e o que vai atrapalhar nessa decisão.
A meu ver, seria bem legal vocês orarem juntos sobre isso e pedirem que Deus mostre onde traçar os limites para vocês. A ideia é criar dentro do relacionamento um ambiente em que vocês possam ajudar um ao outro a agir de forma coerente com a decisão que vocês tomaram. Busquem sabedoria e forças de Deus para isso. Se possível, procurem também um casal cristão mais maduro (da sua igreja ou da dele, tanto faz) que possa caminhar com vocês nessa etapa do relacionamento. Ter outros cristãos para orar conosco a respeito dessas questões é uma grande ajuda!
E usem a seu favor o fato de vocês não se verem o tempo todo. Aproveitem esses momentos para trocar expressões físicas de afeto e também para conversar muito, trocar ideias, colocar em dia os assuntos que são difíceis de discutir por telefone, mensagem, etc. Deus pode ajudá-los nisso também!
E passe aqui sempre que quiser para contar como estão indo as coisas!
Kisses,
Su