Querida L., que situação mais difícil! Imagino sua angústia com essa questão. É claro que você quer que seu namorado participe desse novo momento em sua igreja e compartilhe das coisas boas que estão acontecendo ali. Você tem razão de estar chateada nesse sentido.
Ao mesmo tempo, é importante que situações complicadas dentro da igreja afetam pessoas diferentes de formas diferentes. O fato de seu namorado não querer voltar para esse grupo não significa, necessariamente, falta de perdão. Pelo contrário, às vezes a pessoa quer ficar afastada justamente porque já perdoou, mas não quer formas novas mágoas e sofrer outras decepções. Portanto, o lado dele também é compreensível.
Em minha opinião, existem algumas coisas que você pode fazer.
- Colocar essa questão diante de Deus diariamente (imagino que você já esteja fazendo isso, mas nunca é demais lembrar, rs). Deus sabe do desejo de seu coração tanto em relação ao namoro quanto em relação à igreja e, e ele tem propósitos para você e seu namorado como casal, ele vai cumprir esses propósitos do jeito e no tempo dele. Sua missão é orar e esperar. A meu ver, essa diferença afeta, sim, seu relacionamento, mas Deus pode usá-la para fortalecê-lo também! Peça ao Senhor que lhe dê paciência para ver como ele vai encaminhar a questão.
- Não insista com seu namorado. Ele também já sabe de seu desejo e de sua opinião. Em vez de repisar o assunto, quem sabe você poderia sugerir de vocês orarem juntos pedindo direção do Senhor para esse aspecto de seu namoro. Claro que você não pode usar essas orações para passar mensagens para seu namorado (isso não vale!). O objetivo é vocês buscarem juntos a vontade de Deus em todas as coisas, inclusive quanto à igreja.
- Em vez de pedir para seu namorado voltar para essa igreja, pense em apresentações particularmente importantes para você e convide-o a assistir a esses eventos ocasionalmente. Pode ser que ele diga não, mas pode ser que vocês, aos poucos, encontrem um meio-termo.
- Por fim, embora o fato de vocês dois não irem à mesma igreja crie complicações bem reais e práticas, é bom lembrar que, mais importante que a participação nas mesmas atividades eclesiásticas, é o compromisso pessoal com Deus. Se você e seu namorado estão procurando caminhar cada vez mais perto de Cristo em sua vida pessoal, se cada um de vocês tem seu tempo particular com Deus e se vocês leem a Bíblia e oram juntos,essa é a parte fundamental. Deus pode trabalhar na vida de vocês dois a partir disso e apontar uma saída para essa situação que, no momento, parece tão complicada.
Creia nisso e busque paciência e sabedoria do Senhor!
Kisses,
Su