Pergunta:

Oi Su. preciso desabafar e ao mesmo tempo pedir conselhos, estou passando por uma tribulação imensa com meu relacionamento, eu e meu namorado estamos namorando há 3 anos, ele me conheceu na minha igreja, ele estava procurando uma igreja que ele se sentia bem e me viu cantando no louvor de domingo, começamos a conversar e começamos a namorar depois de 3 meses, depois de 8 meses a família dele saiu pois teve alguns problemas de opiniões la dentro, e ate entao ficamos afastados um pouco da igreja, e depois de então todos os jovens e adolescentes se afastaram tambem, iamos uma vez ou outra, já tentamos algumas vezes viajar com os jovens e tentar recomeçar e levantar a igreja mais sempre nos decepcionavamos com eles. Enfim, dentro desses 3 anos ele ficou chateado com o pessoal da igreja e parou de frequentar, eu como me batizei de novo e amo aquela igreja resolvi frequentar quando pudesse, participava de teatros e cantatas. Iamos uma vez ou outra na antiga igreja dele e na minha , nos revezavamos. Só que esse ano Deus colocou no meu coração que eu devia muito voltar de uma vez pra minha igreja, e quando eu resolvi voltar vi que alguns jovens estão dispostos a recomeçar novamente e dessa vez temos até a ajuda do pastor (na qual nao tinhamos antes), e está ocorrendo tudo bem , só que meu namorado não quer voltar (não sei se é pq esta realmente chateado, se é por causa do meu ex que no momento esta em um relacionamento tambem, ou se é os dois)não estavamos indo em nenhuma igreja, quando pedi pra que desse mais uma chance das mil que ja demos ele insistiu que não iria mais e que iria visitar outras, eu estou super chateada e magoada com isso, ele me conheceu naquela igreja, e independente do que aconteceu, um cristão perdoa um ao outro e não é isso que ele esta fazendo, o que eu mais queria era ver ele em todos os eventos comigo, o que me deixa feliz é cantar e louvar a Deus, mais ao mesmo tempo me magoa sabendo que diante de tantos problemas que passamos esse será mais um, eu e ele frequentando igrejas diferentes, é uma coisa que não quero e que sei que vai afetar no nosso relacionamento. Me ajuda Su!!!!! L.

Resposta da Sú:

Querida L., que situação mais difícil! Imagino sua angústia com essa questão. É claro que você quer que seu namorado participe desse novo momento em sua igreja e compartilhe das coisas boas que estão acontecendo ali. Você tem razão de estar chateada nesse sentido.

Ao mesmo tempo, é importante que situações complicadas dentro da igreja afetam pessoas diferentes de formas diferentes. O fato de seu namorado não querer voltar para esse grupo não significa, necessariamente, falta de perdão. Pelo contrário, às vezes a pessoa quer ficar afastada justamente porque já perdoou, mas não quer formas novas mágoas e sofrer outras decepções. Portanto, o lado dele também é compreensível.

Em minha opinião, existem algumas coisas que você pode fazer.

  1. Colocar essa questão diante de Deus diariamente (imagino que você já esteja fazendo isso, mas nunca é demais lembrar, rs). Deus sabe do desejo de seu coração tanto em relação ao namoro quanto em relação à igreja e, e ele tem propósitos para você e seu namorado como casal, ele vai cumprir esses propósitos do jeito e no tempo dele. Sua missão é orar e esperar. A meu ver, essa diferença afeta, sim, seu relacionamento, mas Deus pode usá-la para fortalecê-lo também! Peça ao Senhor que lhe dê paciência para ver como ele vai encaminhar a questão.
  2. Não insista com seu namorado. Ele também já sabe de seu desejo e de sua opinião. Em vez de repisar o assunto, quem sabe você poderia sugerir de vocês orarem juntos pedindo direção do Senhor para esse aspecto de seu namoro. Claro que você não pode usar essas orações para passar mensagens para seu namorado (isso não vale!). O objetivo é vocês buscarem juntos a vontade de Deus em todas as coisas, inclusive quanto à igreja.
  3. Em vez de pedir para seu namorado voltar para essa igreja, pense em apresentações particularmente importantes para você e convide-o a assistir a esses eventos ocasionalmente. Pode ser que ele diga não, mas pode ser que vocês, aos poucos, encontrem um meio-termo.
  4. Por fim, embora o fato de vocês dois não irem à mesma igreja crie complicações bem reais e práticas, é bom lembrar que, mais importante que a participação nas mesmas atividades eclesiásticas, é o compromisso pessoal com Deus. Se você e seu namorado estão procurando caminhar cada vez mais perto de Cristo em sua vida pessoal, se cada um de vocês tem seu tempo particular com Deus e se vocês leem a Bíblia e oram juntos,essa é a parte fundamental. Deus pode trabalhar na vida de vocês dois a partir disso e apontar uma saída para essa situação que, no momento, parece tão complicada.

Creia nisso e busque paciência e sabedoria do Senhor!

Kisses,
Su

 

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.