Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, S.! Para começar, entre o “não conheço direito” e o namorar existe uma etapa suuuper importante que é a amizade. Como você mesma disse, está gostando do rapaz, mas não sabe exatamente o que chamou sua atenção nele nem o conhece direito. Então que tal conhecê-lo melhor antes de pensar em entregar seu coração de uma vez e correr o risco de se machucar?

A amizade antes do namoro existe justamente para a gente entender se deve assumir um compromisso um pouco mais sério ou não. Minha sugestão, portanto, é que você procure conversar um pouco mais com ele, descobrir do que ele gosta, o que ele pensa da vida, e por aí afora. Aproveite para observar como ele interage com as pessoas ao redor – com a família e os amigos e com outras pessoas da igreja, por exemplo. Ele estuda e/ou trabalha? É dedicado àquilo que faz? Cumpre seus compromissos? Todas essas coisas indicam o caráter da pessoa.

Nesse momento inicial, procure apenas começar uma amizade. Não precisa procurar líder de jovens para pedir permissão para orar juntos, nem envolver outras pessoas. Converse apenas com o rapaz e veja que rumo as coisas tomam. Use esse tempo para falar bastante com Deus e pedir a direção clara dele.

Sempre que nos envolvemos com alguém, corremos o risco de nos magoar (e de magoar outros), mas ir de devagar, com os olhos abertos e pedindo orientação de Deus a cada passo são maneiras de evitar muitas dores de cabeça e de coração mais adiante.

E graças a Deus porque você notou que ser extrovertido e ‘aparecer’ mais não são sinônimos de compromisso com Deus. É possível ser quieto e trabalhar nos bastidores e ter um coração dedicado ao Senhor. Assim como é possível cantar, pregar e estar sempre no centro dos palcos sem ter um compromisso verdadeiro.

Que o Senhor lhe dê sabedoria, clareza e coragem de explorar essa possibilidade de relacionamento!

Kisses,
Su