Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, P.! Essas são questões para você tratar numa consulta ginecológica. É fundamental fazer consultas periódicas ao ginecologista, especialmente quando você não está se sentindo 100% bem. Existem vários elementos envolvidos naquilo que você descreveu. Para começar, a pílula do dia seguinte é uma dose muuuuuuuito alta de hormônios que bagunça com todo o seu organismo, inclusive com o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental você fazer essa consulta médica. E, por favor, use camisinha sempre que tiver qualquer tipo de contato sexual. Idealmente, a pílula do dia seguinte deve ser usada apenas uma ou duas vezes por ano. Além disso, a camisinha protege você de uma porção de doenças graves, de difícil tratamento e que podem comprometer sua saúde para o resto da vida.

Existe sim o risco de você ter arranhado a parede da vagina ou mesmo o colo do útero que, aliás, fica mais sensível com essa “bomba de hormônios” que você tomou. De fato, um ferimento desse tipo pode se tornar um foco de infecção, o que também exige cuidados médicos para não se agravar.

Para quem é sexualmente ativa, também há um risco maior de infecções urinárias que, quando muito intensas ou persistentes, precisam ser tratadas com antibióticos que só o médico pode receitar. E, para evitar infecções desse tipo, é importante beber muuuita água, urinar com frequência (inclusive depois da relação sexual) e cuidar bem da higiene pessoal.

Para terminar, se você está em dúvida quanto a uma gravidez, compre um teste de farmácia. Existem tipos bem confiáveis e com valor acessível. Pesquise online ou peça no balcão da farmácia.

Mais importante de tudo: converse com Deus sobre as escolhas que você tem feito e sobre o modo como você tem cuidado de seu corpo. Ele é um presente maravilhoso de Deus e merece ser tratado com muito carinho, atenção e respeito – por você e por seu parceiro. Deus criou você com muito amor e quer ajudá-la a tomar decisões sábias, que promovam sua saúde como um todo – física, mental e emocional J

E, sempre que quiser conversar, estamos aqui.

 

Kisses,

Su