Hello de novo, S.! De fato, seria muuuuito legal você conversar com sua mãe. É possível que ela não tenha lhe falado nada porque ela tem vergonha e não sabe como começar o assunto com você. Que tal escrever uma carinha (ou mensagem de texto, ou gravar um áudio) para ela e dizer que você gostaria muito de ouvir o que ela tem para lhe ensinar e de receber dicas dela. Você pode inclusive mencionar que gostaria de ir à ginecologista fazer uma consulta de rotina. Diga para sua mãe que a opinião e a ajuda dela são super importantes para você nesse momento e veja de que forma ela responde.
Aproveite e converse com Deus sobre essa questão. Ele criou seu corpo com muito cuidado e carinho. Ele entende tudinho que está acontecendo com você nessa fase de sua vida. E ele quer ajudá-la em todas as suas dúvidas e dificuldades, afinal Deus ama você de paixão! Fale com ele e peça ajuda dele para ter essa conversa com sua mãe.
Aliás, queria aproveitar para sugerir um livro bem legal. É o Manual de sobrevivência da garota descolada: http://www.mundocristao.com.br/produto/545. Nele você encontra explicações e dicas bem práticas sobre menstruação, cólica, desenvolvimento dos seios, sutiãs e mais uma porção de coisas. De repente, você pode pedir para sua mãe comprar esse livro para vocês lerem juntas. Que tal?
E, quando quiser conversar, estamos à disposição!
Kisses,
Su