Oi, C.! Puxa, que situação difícil, amiga. Em minha opinião, para que exista esperança de esse relacionamento ter continuidade, vai ser preciso melhorar a comunicação. Uma boa parte das brigas nasce do fato de não conseguirmos dialogar bem e de termos expectativas que não comunicamos à outra pessoa. Por isso, quem sabe seria boa ideia você tentar conversar novamente com seu namorado e, em vez de perguntar o que está acontecendo, você poderia expressar como você tem percebido as atitudes dele e se sentido em relação a ela. Evite, porém, usar termos categóricos, tipo “você sempre faz isso” ou “você nunca faz aquilo”, pois raramente são verdadeiros e, em geral, acabam irritando a outra pessoa. Evite também dizer “você faz isso” ou “você diz aquilo”. Prefira frases como “às vezes você transmite a impressão de que…” ou “eu tenho a sensação de que…”. Desse modo, você expressa seu ponto de vista e seus sentimentos de modo não agressivo e objetivo. Aproveite para tentar dizer de modo bem específico o que você espera do relacionamento com ele. Por exemplo, “Gostaria que você passasse pelo menos duas horas comigo no domingo, só para a gente bater papo e curtir a companhia um do outro”.
Peça para Deus lhe dar bastante calma e clareza para essa conversa. Se seu namorado disser que não consegue expressar as expectativas e o ponto de vista dele, sugira que ele lhe escreva uma carta. Vale a pena fazer um esforço para melhorar os canais de comunicação de verdade, sem promessas de mudança, mas com verdadeiros sinais de esforço da parte dele para entender o que você está sentindo (e vice-versa).
Se mesmo depois dessa tentativa você e seu namorado continuarem tendo dificuldade em dialogar e em chegar a um acordo, é o momento de orar e reavaliar se seu namoro tem futuro. Lembre-se de que algumas coisas não mudam depois do casamento (e, por vezes, até se tornam mais arraigadas) e que a comunicação aberta, honesta e recíproca (de ambas as partes) é fundamental para manter o compromisso para sempre. Se, depois de levar essa questão para Deus, lhe parecer que é melhor terminar esse relacionamento, faça isso logo. Vai ser difícil, mas o namoro existe justamente para que tenhamos a possibilidade de conhecer melhor a pessoa e encerrar o compromisso antes que ele se torne definitivo.
Que Deus lhe dê muita sabedoria!
Kisses,
Su