Hello, S.! Estava com saudades 🙂 Primeiro, amiga, vamos lembrar que tudo na vida é um processo. Você está aprendendo a ter intimidade com Deus (um processo que ele só vai completar em nós na eternidade). Você está aprendendo a desejar ser mais parecida com Jesus (um desejo que agrada imensamente o coração de Deus e que ele atende aos poucos também). Você está no processo de santificação, que não acontece de uma hora para outra. E não é algo que você faz, mas sim o Espírito Santo.
Segundo, quem disse que os pensamentos que passam por sua cabeça são pecado? O pecado está em fantasiar, ou seja, em alimentar esses pensamentos. Se você não está cultivando esses pensamentos, você não está pecando. Conversamos sobre isso algum tempo atrás, lembra? (veja aqui: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/ooi-su-tudo-bom-obrigada-por-ter-me-respondido-da-ultima-vez-me-ajudou-muito-bom-eu-cresci-na-igreja-e-quando-tinha-uns-1213-anos-eu-me-afastei-de-deus-me-masturbava-e-cometia-outros-pecados/). Quanto mais você tentar “brigar” com esses pensamentos, pior vai ser! Seu papel não é resistir e lutar, mas apenas entregar esses pensamentos para Deus cada vez que eles aparecerem, mesmo que seja trezentas mil vezes por dia. Esse é seu trabalho. Sempre que lhe passar algo inapropriado pela mente, apenas diga para Deus: “Pai querido, o Senhor sabe que não quero que isso ocupe minha mente. Entrego esse pensamento para o Senhor e peço que me ajude a mudar o foco”. A ideia, minha amiga, é parar de olhar para si mesma, para o inimigo, para o que está em sua cabeça e voltar toda a sua atenção para Deus. Claro que esse é um exercício que a gente precisa repetir toda hora. E claro que também é um processo!
Eu conheço alguma coisa dos textos da Joyce Meyer. Embora ela faça algumas colocações interessantes, de grande valor, minha opinião é de que ela focaliza demais o inimigo. Em alguns momentos, ela fala mais dele do que Deus, não é mesmo? E também tenho a impressão de que ela dá muuuuita ênfase àquilo que nós supostamente precisamos fazer. A ênfase que eu prefiro, como acabei de dizer, é sobre aquilo que o Espírito faz em nós, à medida que trazemos para Deus todas as nossas dificuldades enquanto elas estão acontecendo. É em tempo real: assim que vier o pensamento, corra para Deus!
Quando Jesus morreu por você, Deus derramou sobre ele toda a ira que ele sentia contra o pecado. Não sobrou ira nenhuma para Deus derramar sobre você agora, não importa o que você faça. E, porque você aceitou o sacrifício de Jesus, Deus já declarou que você é santa e pura. Nada do que você faça pode torná-la impura ou suja. Esse é um sentimento que o inimigo coloca em nós para tentar nos afastar de Deus. Mas Deus está conosco sempre. No exato momento em que os piores pensamentos passam por sua mente, Deus está amando, aceitando e acolhendo você. Lembra-se de Romanos 8? Nada pode separá-la do amor de Deus. E você não precisa “se consertar” para Deus realizar o trabalho de santificação em sua vida. Ele é que já está tornando você cada vez mais parecida com Jesus.
Resumindo: em vez de gastar suas forças tentando lutar contra esses pensamentos, gaste suas forças apresentando cada um deles para Deus. Memorize versículos bíblicos, cante hinos e cânticos, volte sua atenção para Deus, onde quer que você esteja. E deixe Deus cuidar do resto no tempo e do jeito dele!
Sempre que quiser, volte para contar como estão indo as coisas.
A paz de Cristo para você!
Kisses,
Su