Pergunta:

Resposta da Sú:

Olá, M.! Todos nós da sua nova família da fé lhe damos boas-vindas! É uma alegria muito grande saber que tenho uma nova irmã em Cristo J

Esse dilema de vida espiritual e amizades faz parte da jornada de todos os cristãos e é uma das áreas em que mais precisamos da sabedoria de Deus.

Em minha opinião, não é o caso de você tentar mudar sua amiga. Na verdade, a gente não muda ninguém, pois o único que pode transformar o coração das pessoas é Deus. Portanto, o que você pode fazer é orar bastante por sua amiga, pedindo que Deus trabalhe na vida dela como ele achar melhor.

Outra coisa que você pode fazer é procurar tudo o que você e sua amiga ainda têm em comum, em vez de ficar destacando as diferenças.

Às vezes, quando começamos nossa jornada cristã, temos a ideia de que precisamos deixar para trás tudo que não tem a ver diretamente com Deus ou igreja, mas não é bem assim. É provável que você e sua amiga ainda tenham muitos assuntos totalmente saudáveis e legítimos para compartilhar. O que vocês duas curtem? Moda? Esportes? Músicas? Filmes? Livros? Claro que nosso relacionamento com Deus nos torna mais seletivas para uma porção de coisas (tipo, a gente não ouve qualquer música, não lê qualquer livro, nem assiste a qualquer filme), mas tudo o que existe de verdadeiramente bom no mundo vem de Deus. Isso significa que temos liberdade de usufruir de uma porção de coisas ao nosso redor sem desagradar a Deus. Só precisamos de orientação dele a cada passo.

Portanto, converse bastante com Deus sobre esse relacionamento, pedindo que ele fortaleça os aspectos saudáveis de sua amizade. E, uma vez que sua amiga já sabe que você é cristã, a melhor coisa a fazer é não tentar convertê-la, mas sim dar o testemunho com sua vida, mais do que com palavras. Deixe Deus agir na vida dela, busque a direção clara dele e, as poucos, é bem possível que você encontre o meio-termo prudente e sábio nessa amizade.

E, sempre que surgirem dúvidas em sua jornada com Cristo, apareça por aqui. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su