O meu relacionamento com meu padrasto está arruinado. Isso porque ele, por muitas vezes, trata a minha família com indiferença! Ele não fazia nada disso, até ter problemas familiares e passar por isso que está fazendo a nós. Eu sinceramente, não entendo! Ele deveria reagir conosco de uma forma mais amorosa, afinal, nunca o fizemos mal.
Eu como cristã, sempre estou perdoando as falhas dEle, mesmo ele não pedindo meu perdão. Mas eu já estou tão farta disso! Vejo minha mãe chorando por muitas vezes, devido a ignorância dele. E isso consequentemente, me faz criar mágoas e é claro que isso não me faz bem! Eu sei disso.
Dessa vez, não quero ir diretamente a ele e dizer: Eu te perdoo mais uma vez. Pois nem comigo ele está falando. A única pessoa da casa com quem ele não fala. Me sinto morta para ele e isso me faz chorar… Em relação a isso, não sei a forma correta para agir.
Obrigada desde já, e que Deus te converse assim, pois nos ajuda! P.
Querida P., fiquei bem triste de ler sua mensagem. Só posso imaginar como é difícil sua situação. Em minha opinião, você tem feito bem em não ficar mais falando com seu padrasto sobre perdoá-lo, pois não vai ajudar em nada. E você tem bons motivos para estar tão cansada disso tudo.
Agora, como você mesma falou, é importante encontrar um modo de lidar com essa questão sem se encher de mágoas e sem guardar rancor.
Para começar, se sua mãe também for cristã, gostaria de sugerir que vocês duas se dedicassem a orar juntas sobre essa questão todos os dias, pedindo graça, paciência, sabedoria e orientação de Deus. Esses momentos podem fazer muito bem tanto para sua mãe como para você. Não precisa ser uma “jornada de oração” de várias horas. Uma oração curta e simples, mas diária, pode fortalecê-las e dirigi-las. Orem, também, para que Deus coloque alguém em sua vida para ajudá-las a relacionar-se com seu padrasto. (Se sua mãe não for cristã, procure uma mulher cristã de sua confiança e ore com ela.)
Em minha opinião, também seria bem importante você e/ou sua mãe procurar uma pessoa capacitada para lidar com essas questões de família – alguém da igreja, um conselheiro ou um psicólogo.
Eu venho de uma família que passou por várias situações bem complicadas e posso lhe dizer, por experiência própria, que Deus muitas vezes usa profissionais competentes para nos mostrar como sobreviver a esses problemas que parecem tão insuportáveis.
Sempre que bater a angústia, a raiva, a frustração, apresente todos esses sentimentos para Deus. Você pode fazer isso por escrito, numa folha avulsa de papel. Não se preocupe com gramática ou grafia, apenas derrame no papel tudo o que estiver em seu coração. Depois, pique a folha em pedacinhos bem pequenos e jogue-os fora, entregando a Deus tudo o que você escreveu. Pode parecer um exercício meio estranho, mas tem ajudado muitas pessoas em situações semelhantes à sua.
Não desista de orar. Deus não está indiferente – peça ajuda dele e de outros, e saiba que ela está a caminho.E sempre que quiser desabafar ou conversar, é só aparecer por aqui!
Kisses,
Su