Oiii Su, sou eu de novo. Dessa vez, minha pergunta, é sobre amizades. Tenho uma amiga, (vou chamar ela de A.A, que são as inicias do nome dela). Su, ela namorava um menino, um dos meus melhores amigos (nunca concordei de namorarem tão cedo, mas cada um é seu cada um. E ela não me escutava). Eles terminaram, e o garoto disse que gostava de mim também, ela ficou morrendo de raiva de mim, mesmo sem eu ter culpa alguma. Logo depois, há uns 2 meses, voltamos a nos falar. Só que a A.A, ficou estranha, boçal, metida, e se achando SUPER melhor e mais bonita que todos. Ok. Ela alisou o cabelo, comprou um Iphone e se acha a rainha da cocada preta. Nem liguei. Só que ela me trata como se eu fosse inferior, uma “súdita” (não que eu seja “mandada” dela), mas ela fala coisas como “querida, eu alisei meu cabelo porque eu quis, você não tem absolutamente nada a ver com isso, então se eu me arrepender, problema meu, então fique fora disso, ok?” Sim Su, ela falo u com essas palavras. Ok, esqueci que ela me maltrata e tentei conversar novamente. Mas foi aí que ela conseguiu me aborrecer. Su, ela simplesmente chegou empinando o nariz e disse; “nossa, vocês nem tem bunda, e nem peito”.
Su, isso me revoltou, não pelo fato de ela estar falando de algo que não sabe, mas pelo fato de ela se achar no direito de criticar o corpo alheio. Eu respondi; “quem você pensa que é? Nem Deus que é Deus, fez ninguém perfeito, porque você espera que nós sejamos? E você acha que é o que? A pessoa mais bunduda e peituda do mundo? Olha A.A, mesmo se fosse, corpo não é o mais importante na vida não garota. Como dizem, o mal da geração de hoje é corpo bonito e mente vazia.”
Ela disse; “aí A., não precisava fazer escândalo, depois você diz que é da igreja, que serve a Deus, to vendo em”
Eu respirei fundo, pra não dar umas bofetadas na cara dela, Deus não se agradaria disso. Então eu apenas disse; “A.A, nunca mais na sua vida, use o nome de Deus em vão, ouviu?” Virei e sai. Depois disso, ela voltou e pediu desculpa. Mas continua boçal, sabe, Nojentinha. Não sei o que fazer, porque em algumas horas, ela é a única que ta ali pra me ajudar, mas às vezes, me apunhala pelas costas. Me ajuda Su! Beijinhos. A.C.
Oi, A.C.! Bem-vinda de volta J
Puxa, que situação difícil essa com sua amiga, hein? Em minha opinião, quando as coisas chegam a esse ponto, é melhor apertar o botão de pausa e dar um tempo nessa amizade. Uma boa amizade precisa se basear em confiança, lealdade e entendimento entre as duas partes. E nada disso está acontecendo entre vocês duas. É possível que, se você tentasse conversar sobre essa questão com a A. A. agora, vocês acabariam brigando ainda mais. Portanto, minha sugestão é que você se afaste dela aos poucos. Não precisa virar a cara e nunca mais falar com ela. Continue sendo educada e amigável, mas comece a evitar muitos encontros e conversas com ela. Procure, ao máximo, ficar na sua. Não puxe conversa, não a convide para programas, não a procure toda hora.
Use esse tempo de pausa para conversar bastante com Deus e avaliar, com calma, se esse relacionamento está sendo bom e saudável para vocês duas. Minha impressão inicial é de que não está sendo legal especialmente para você. Peça para Deus lhe mostrar claramente o que fazer. Ele entende tudo de relacionamentos e gosta de nos ajudar nessa área.
Aproveite esse tempo também para olhar ao redor e ver se há alguma outra menina que está precisando de uma boa amiga. Pode ser que você esteja gastando tanta energia e esforço no relacionamento com a A. A. que não esteja conseguindo enxergar outras possíveis amizades – talvez mais saudáveis e leves, sem dramas e intrigas.
E tenho algumas leituras para recomendar pra você que podem ajudá-la nessa fase. Veja aqui mesmo no blog:
https://www.faithgirlz.com.br/index.php/ajudo-uma-amiga-que-traiu-a-minha-confianca/
https://www.faithgirlz.com.br/index.php/como-dizer-uma-verdade-para-uma-amiga-sem-magoa-la/
E tem este livro muito bacana, que explica uma porção de coisas sobre amizade e tem tudo o a ver com seu dilema: Eu e elas – tudo o que você precisa saber sobre amizade, bullying e panelinhas https://www.faithgirlz.com.br/index.php/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-amizades-bullying-e-panelinhas/
Kisses,
Su