Com quantas folhas de papel eu produzo uma floresta?

Essa é uma pergunta difícil de responder, mas observando alguns dados abaixo dá até pra imaginar…

Para isso, vamos utilizar um material que está conosco praticamente todos os dias: nossos queridos cadernos.

Uma árvore de eucalipto, por exemplo, rende matéria-prima para a fabricação de aproximadamente 128 cadernos universitários de 90 folhas. Ou seja, cada árvore produz cerca de 11.500 folhas de papel no tamanho A4 – o tamanho da folha de sulfite padrão. \o/

Faça essa continha rápida: some todas as papelarias + todas as livrarias + todos os supermercados que vendem materiais escolares + todos os cadernos que estão nas mochilas de seus amigos + os cadernos do ano passado…. Putz… é caderno pra caramba! Ou melhor dizendo: É muuuita árvore derrubada.

Agora, pare e pense: não utilizamos papel apenas na fabricação de cadernos, mas, também, na produção de livros, embalagens, recibos, cartazes, posters, cartões e uma infinidade de outros materiais.

É necessário que adotemos medidas sustentáveis – aquelas que garantem a manutenção dos recursos naturais, animais e vegetais – para as futuras gerações. Não podemos esgotar a natureza desperdiçando matéria-prima e produzindo lixo em excesso.

Que tal adotarmos algumas medidas para utilizar papel com mais responsabilidade?

Aqui vão algumas dicas:

  • Utilize todas as folhas de seus cadernos e encaminhe-os para a reciclagem quando já não quiser utilizá-los;
  • Imprima apenas o que for necessário;
  • Quando escrever, tirar xerox ou fizer impressões, utilize os dois lados da folha;
  • Dê preferência para os guardanapos de pano;
  • Se por caso seus pais receberem aqueles extratos bancários e propagandas impressas via correio, diga-lhes para solicitarem o recebimento desse tipo de comunicado por e-mail ou SMS;
  • Prefira sacolas de pano;
  • No Natal, em aniversários e demais comemorações, dê preferência para o envio de cartões virtuais;
  • Utilize corretamente as lixeiras e depósitos específicos para a coleta seletiva. A cor indicativa para o descarte de papel é AZUL.

Simples, não é?

Essas atitudes podem fazer uma enorme diferença não apenas para nós, mas para o planeta e para as futuras gerações também!

Que tal começar hoje mesmo?

Você consegue!

Vamos lá, arrisque!