Hello, A.! Sabia que, na verdade, quem está certa é você, de não apressar as coisas e não se envolver com garotos só para dizer que já namorou? Vejo aqui no blog todos os dias o sofrimento resultante de ficar e namorar sem ter maturidade, afeto e compromisso verdadeiros, só por atração física. Você se preservou de um bocado de dor de cabeça e de angústia, amiga! Eu sei que a pressão é grande, e as expectativas ao redor incomodam. Sem falar nessas comparações que a gente insiste em fazer e que não ajudam em nada! Também entendo que seu desejo de se relacionar é muito natural e que a timidez às vezes complica as coisas. Mas, acredito que você está indo pelo caminho certo. O fato de ver esse garoto com frequência, de realizar trabalho voluntário com ele e de poder observá-lo nessas ocasiões é muito positivo. Agora vamos a algumas ideias para você conseguir interagir um pouco mais com ele:
- A gente se transforma em uma “ostra” (fechada para os outros) por vários motivos. Um deles é se preocupar demais com o que as pessoas pensam ou morrer de medo de fazer alguma coisa errada (especialmente quando tem a ver com o garoto no qual estamos interessadas). Reflita sobre esta verdade: seu valor como pessoa está firmemente arraigado na opinião de Deus a seu respeito – e ele a ama, aceita e acolhe totalmente! Preste atenção em seus sentimentos e procure descobrir o que exatamente lhe dá mais friozinho na barriga e nervosismo quando você pensa em falar com esse garoto. É medo de que ele vai achar você boba, esquisita ou sei lá o quê? É medo de não saber o que falar ou de dizer algo absurdo? Apresente essa preocupação para Deus sempre que ela aparecer.
- Uma forma de lidar com a timidez é ir devagar. Lembre-se de que os namoros mais bacanas começam com uma boa amizade. Portanto, procure não focalizar em romance, mas apenas em se aproximar do garoto tranquilamente, sem pressão. Pense em um gesto pequeno para mostrar seu interesse por ele. Pode começar com um sorriso e algum comentário simples. Ou você pode ajudá-lo em alguma coisa, quem sabe? Peça para Deus lhe dar coragem para fazer perguntas sobre assuntos que vocês tenham em comum (por exemplo, esse trabalho voluntário ou algo da igreja) e oportunidades para conversar. Você também pode comentar sobre música, filmes, esportes ou alguma outra coisa que você acha que ele curte. E, mensagens nas redes sociais podem ser um bom começo, mas não devem substituir o relacionamento pessoal
- Se o garoto puxar assunto, não saia correndo, rsrs. Concentre-se no que ele está dizendo, respire fundo e dê uma resposta simples. Nada de querer impressionar! O essencial é ser você mesma. Aliás, sabia que alguns garotos curtem meninas tímidas? 🙂 Que bom pra nós, não? (Não conte para ninguém, mas eu também sou tímida, rsrs.)
- Não desanime se as primeiras tentativas não derem muito certo. Tenha paciência com você mesma e tente de novo, e de novo. Relacionar-se é um processo de aprendizado e todo mundo dá um fora de vez em quando. Isso não é uma tragédia e não vai acabar com suas chances de formar uma boa amizade com o garoto.
- Confie que Deus criou você exatamente de acordo com os planos perfeitos dele. Ele pode ajudá-la a “sair da concha” e também pode providenciar para que essa amizade vá adiante. Lembre-se de que Deus já escreveu toda a história de sua vida e, se esse garoto faz parte dessa história, Deus vai encaminhar as coisas naturalmente. Ele não vai deixar que essa história desande só por causa de sua timidez. Confie nessa verdade e descanse nela. Saber que Deus está no controle diminui a ansiedade. E menos ansiedade significa mais coragem para lidar com a timidez e cultivar amizade!
Faça algumas experiências e depois conte como foi (só para eu não ficar morrendo de curiosidade, rsrs).
Até a próxima, amiga!
Kisses,
Su
P.S.: Espero que as coisas na sua casa estejam mais tranquilas. Que Deus continue a fortalecer e abençoar você imensamente!