Pergunta:

Resposta da Sú:

Oi, A.! Fiquei com o coração apertado de ler sua mensagem, imaginando o quanto essa situação deve ser difícil para você e sua mãe. Aqui vão algumas coisas para você refletir:

  1. Eu também professo a Fé Reformada e, portanto, creio na soberania absoluta de Deus. Isso significa que, por mais difíceis que as coisas fiquem, nós tomamos a decisão de crer que Deus sabe de tudo e está no controle de tudo. Pode parecer algo teórico, mas essa convicção muda nosso modo de encarar os desafios e tomar decisões. Sempre que as coisas apertarem, peça para Deus ajudar você a refletir sobre essa verdade e apegar-se a ela.
  2. Chamou a atenção o fato de Deus ter providenciado para  que você e sua mãe compartilhassem das mesmas convicções cristãs. A meu ver, esse é um sinal da graça e da bondade de Deus– ele está ajudando você e sua mãe a caminharem juntas nesse desafio imenso! Podemos agradecer a ele por isso.
  3. Em minha opinião, a coisa mais importante que você e sua mãe podem fazer nesse momento é orar juntas, com frequência, sobre essa situação, pedindo a direção clara dele.
  4. Creio que seria proveitoso você e sua mãe buscarem o conselho de um pastor que também compartilhe da Fé Reformada. Orem sobre isso, peçam para Deus providenciar uma pessoa sábia que possa ajudar vocês de modo mais próximo nessa questão. Só porque vocês vão à igreja de seu pai no domingo não significa que vocês não podem ter contato com outros cristãos ao longo da semana.
  5. Saiba que existem muitas formas de você servir a Deus forada igreja. Eu sei que é difícil ser coibida e deixar certos trabalhos na igreja, mas Deus pode abrir outras portas surpreendentes para você ministrar a pessoas em lugares inesperados. Apresente essa questão para ele também e fique atenta para a resposta.

Por fim, acho que você e sua mãe têm sido sábias em não discutir teologia com seu pai. Claro que essa situação é muito triste, mas, às vezes, conviver com uma pessoa de outras convicções evangélicas é como conviver com um não cristão, o que exige muita prudência e sabedoria. Você e sua mãe podem ser exemplos de vida cristã autêntica para seu pai no seu modo de viver, mais até do que em palavras.

Que o Senhor fortaleça você e sua mãe e lhes dê muita sabedoria e direção, quer de forma direta ou por meio de outros!

Kisses,

Su