Hello, A.! Nada de pânico, amiga. Na verdade, você levanta três questões: seus estudos, suas amizades e sua mãe. Então, vamos por partes, rs.
Primeiro, quanto aos estudos, procure não alimentar esse pensamento de “tenho que passar”. Isso não ajuda em nada. Sempre é melhor pensar em alternativas (tipo, ter um “plano B”) casos as coisas não saiam do jeito que você gostaria. Dessa forma, você diminui a pressão e a tensão na hora de estudar – o que, aliás, a ajuda a se preparar melhor para a prova. Aliás, peça bastante tranquilidade, clareza e sabedoria de Deus na hora de estudar. Priorize aquilo que você tem mais dificuldade, em vez de tentar estudar tudo de uma vez. Alimente-se e durma bem, faça alguma atividade física e reserve períodos para descansar a cabeça. Tudo isso contribui para melhor suas chances de passar. Faça sua parte e deixe Deus cuidar do resto. Ele já escreveu todos os dias de sua vida e, se você confiar nele, as coisas vão se encaminhar conforme esses planos que, aliás, são melhores do que qualquer coisa que você poderia planejar.
Quanto a suas amizades, saiba que é natural ter períodos em que as amigas parecem sumir. Se você e suas amigas estão se concentrando nos estudos é natural (e, às vezes, até saudável) se afastarem um pouco. Peça para Deus ajudá-la a não se preocupar demais com essa questão agora e para ele prover os relacionamentos que você precisa neste momento. E, se quiser conversar mais sobre essa questão, escreva novamente contando em mais detalhes o que está acontecendo.
E, quanto a sua mãe, o ideal seria você tentar conversar com ela e, com muita calma e respeito, explicar que esse envolvimento dela com a igreja talvez esteja um pouco exagerado e que a família precisa da presença e da ajuda dela em casa. Colocar Deus em primeiro lugar não significa colocar a igreja em primeiro lugar. Procure expressar para sua mãe o que está em seu coração, mesmo que você ache que ela não vai entender. Se for difícil falar com calma, pense em gravar uma mensagem de áudio ou escrever uma carta. E o que seu pai diz dessa situação? Vocês já pensaram em fazer uma “reunião de família” e sentar para conversar essas questões? Quem sabe você pode propor essa ideia.
Se o ir à igreja estiver causando mais tensão e estresse neste momento, você pode, sim, fazer uma pausa. Não pare de ir à igreja para sempre. Você precisa da ajuda de sua comunidade de fé para crescer no conhecimento da Palavra e fortalecer sua caminhada com Cristo. E você tem contribuições importantes para dar aos outros membros do Corpo de Cristo. Isso não significa, porém, que você não pode tirar umas férias. Defina um período e volte depois que ele terminar. Enquanto isso, continue a passar tempo com Deus em casa, lendo a Bíblia, conversando com ele, se aquietando na presença dele.
Deus está vendo toda essa confusão e esses conflitos que estão acontecendo em sua casa. Ele também sabe do seu desejo de passar no curso de enfermagem e de dar uma “turbinada” em suas amizades. Apresente para ele tudo o que está no seu coração e confie que ele vai agir. Afinal, se Deus entregou o próprio Filho dele para nos salvar, claro que ele vai nos dar todas as outras coisas de que precisamos!
E, sempre que quiser conversar, passe aqui. Estamos à disposição (Rm 8.32)!
Kisses,
Su