Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, E.! Tendo em vista que o garoto é seu primo, você fez muito bem em não se declarar para ele, pois esse relacionamentos que misturam afeto de família, amizade e romance geralmente são complicados e só dão dor de cabeça. Claro que durante esse tempo de férias na casa dele vai ser meio difícil ‘esquecer’, mas existem algumas coisas que você pode fazer para começar esse processo e dar continuidade quando voltar para casa:

  1. Entregue seus sentimentos para Deus, pois só ele pode mudar as coisas do nosso coração – esse é o passo mais importante, e que você pode dar agora mesmo, onde quer que esteja. Deus pode trabalhar no seu coração de formas incríveis e ajudá-la a começar a esquecer seu primo.
  2. Não alimente seus sentimentos por eles. Cada vez que ele aparecer em sua mente, faça um esforço pra desviar os pensamentos pra outros assuntos. Pode ser meio difícil no começo, mas vai ficando cada vez mais fácil. Que outros interesses você tem? O que você gosta de fazer? Pense em atividades que exijam concentração, que ocupem sua cabeça.
  3. Não fale sobre ele com suas amigas. Peça para elas não tocarem no assunto com você.
  4. Depois que voltar de férias, se possível, evite encontrar/falar com ele, a menos que seja absolutamente necessário.
  5. Dedique-se a outros relacionamentos. Existem outras pessoas em sua vida além desse garoto. Dedique tempo a suas amizades e a seus pais e irmãos.
  6. Desenvolva uma amizade chegada com Deus. Conte para ele tudo que está acontecendo e peça para ele te ajudar a lidar com os seus sentimentos. Deus entende tudo das coisas do coração! Leia os bilhetinhos que Deus escreveu pra você na Bíblia, descubra como ele é, o que ele curte, o que ele quer pra você.

Se você seguir esses passos, com o tempo seu primo vai deixar de ocupar esse espaço todo em seu coração. Tenha paciência consigo mesma, especialmente nesse período de férias em que você está mais perto dele. E conte sempre com a ajuda de Deus!

Kisses,

Su