Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, M.! Entendo como sua situação é difícil, amiga. Em minha opinião, vale muito a pena você juntar coragem e conversar com sua mãe sobre esse menino. Se for difícil falar, que tal mandar uma mensagem de texto ou de áudio para ela explicando como você está se sentindo e dizendo que você gostaria de conversar mais com ela sobre esse assunto.

A pior decisão que você pode tomar é fazer coisas às escondidas. Mais cedo ou mais tarde, seus pais acabam descobrindo, e aí, cortam até o pouco de liberdade que você já tem. Quando escondemos coisas dos pais, agimos como crianças. E aí, eles nos tratam como crianças também. E isso, com certeza, é algo que você não quer que aconteça! Portanto, seja honesta com sua mãe, mesmo que seja difícil no começo. Proponha para ela de ficar só na amizade com esse menino por enquanto. Mesmo que você seja a garota mais madura do universo, com 12 anos seu coração ainda não está preparado para um envolvimento romântico de verdade. Esse é o momento de sua vida para você curtir as amizades. Se você aprender a ser uma boa amiga de meninos agora, isso vai ajudá-la um monte mais adiante, quando você começar a namorar. E, se sua mãe perceber que você está agindo com calma, pensando bem nas coisas e priorizando as amizades, existe a possibilidade de que ela lhe dê mais liberdade antes dos 18 anos. É bom negócio para vocês duas!

Eu sei que muitas de suas amigas já falam que namoram e tals, mas aposto que muitas delas também falam que brigam, que são traídas, que os meninos mentem para elas (ou que elas mentem para os meninos). E aí elas choram, ficam tristes, confusas, etc. Não é isso mesmo? Essas coisas todas são sinal de que ainda não é hora de pensar em romance. Quando a gente pula etapas, acaba se envolvendo em muito mais dramas e tendo muito mais sofrimento. É tipo querer correr antes de aprender a andar! Imagino que  sua mãe esteja tentando poupar você desses sofrimentos. Por isso dá a impressão de que ela “prende”. Como eu disse no começo, conte para ela como você está se sentindo e peça para ela conversar mais com você sobre esse assunto. Faz parte do papel dela como mãe e vai ser muito legal vocês poderem dialogar!

Ah, e mais importante de tudo: converse muuuuito com Deus sobre essa questão (e sobre tudo mais que estiver em seu coração). Deus já escreveu toda a história da sua vida. E, se esse menino faz parte dessa história, Deus vai providenciar para que as coisas aconteçam naturalmente, sem você precisar forçar a barra e sem brigar com ninguém. Peça para Deus lhe mostrar qual é o próximo capítulo dessa história e para ele te dar calma e paciência. Deus entende tudinho de relacionamentos e gosta muito de nos ajudar nessas questões.

E, sempre que quiser conversar, é só passar aqui. Até a próxima!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.