Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, M.! Você é sempre bem-vinda aqui, amiga!

Para entender a resposta dessa pergunta, é importante fazer distinção entre verdadeira depressão e desânimo. A depressão clínica é uma doença, como diabetes, por exemplo. Ela é causada por uma porção de fatores, inclusive pela falta de algumas substâncias químicas no cérebro (assim como diabetes é causada por falta de insulina no corpo). Nosso corpo, nossos sentimentos e pensamentos e nossa vida espiritual são todos ligados entre si. Somos uma coisa só. Isso significa que, para tratar de depressão, geralmente precisamos de medicamentos, de atendimento psicológica e, é claro, de muita ajuda de Deus.

E, de fato, a depressão pode nos levar a uma crise de fé, mas Deus nunca se afasta de nós nesses momentos. Quando nos esquecemos que temos um Deus bondoso, no qual podemos confiar, isso só piora o estado de depressão física. Por isso a intimidade com Deus e a comunhão cristão são tão importantes para lidar com esse problema.

Às vezes (muito raramente), Deus escolhe nos curar de uma enfermidade de forma direta, sem a intervenção de médicos ou remédios. Quem sabe foi o seu caso? Deus pode nos curar de depressão, assim como ele pode curar de um câncer ou de diabetes ou de qualquer outra doença física. Na maioria das vezes, porém, quem tem depressão de verdade precisa aprender a controlá-la e conviver com ela para o resto da vida, da mesma forma que quem tem diabetes.

Também acontece de termos períodos de profundo desânimo causado por questões emocionais e espirituais (e até por falta de vitaminas!). Esse desânimo não chega a ser depressão e, geralmente, não mexe com aquelas substâncias químicas do cérebro que eu mencionei. Nesses casos, quanto tratamos dessas questões que estão causando o desânimo ele passa e nos sentimos renovadas. Isso também é trabalho de Deus em nossa vida.

Portanto, amiga, em minha opinião, assim como diabetes não é “falta de Deus”, depressão também não é, obrigatoriamente, “falta de Deus”. Conheço cristãos muito sérios, profundamente dedicados ao Senhor, que têm uma vida de oração extraordinária e que, ainda assim, sofrem de depressão.

Precisamos tomar muito cuidado para não julgar ninguém nem colocar rótulos. Cristo deixou para nós um exemplo de imensa compaixão por todos. Vamos pedir ajuda dele para seguir esse exemplo!

Até a próxima!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.