Oi, E.! Os ciúmes costumam aparecer quando há insegurança (como você disse, medo de perder a pessoa) e quando formamos expectativas demais na outra pessoa e colocamos muita pressão no relacionamento.
Mesmo nas amizades mais próximas, cada amiga precisa de seu espaço e de liberdade. Fazer tudo juntas, o tempo todo, não é necessariamente uma coisa boa. Os relacionamentos e as pessoas mudam e, se tentarmos forçar as coisas a ficarem como antes, podemos acabar prejudicando a amizade.
Portanto, peça para Deus ajudar você a aceitar essa nova fase de seu relacionamento, a entender que sua amiga precisa de espaço e a não colocar tanta pressão em uma amizade só. É saudável ter outras amigas (mesmo que não sejam tão chegadas quanto sua BFF) e desenvolver atividades à parte.
Pode ser interessante também procurar identificar se existem ‘vazios’ em outras áreas de sua vida que você está tentando compensar com essa amizade. Por exemplo, quando não recebemos atenção suficiente de nossa família, buscamos mais afeto nos amigos. O ideal é investigar a causa dessa insegurança e procurar tratá-la. Quem sabe Deus pode lhe mostrar uma mulher cristã mais velha de sua confiança que possa ajudá-la nesse sentido.
E quem sabe seria o caso até de você expressar seus medos e preocupações para sua amiga – não como verdade absoluta, mas como impressões suas – e vocês orarem juntas sobre isso, pedindo que Deus abençoe, fortaleça e desenvolva seu relacionamento para que se torne cada vez mais maduro.
Eu também tenho uma BFF que é tipo irmã há muuuuuitos anos e nosso relacionamento passou por várias fases diferentes, de mais proximidade e, por vezes de certa distância, mas Deus tem preservado essa relação de um jeito muito legal. O importante é entregar nas mãos dele e confiar que ele vai cuidar de vocês duas e de sua amizade!
Kisses,
Su