Hello, E.! Boa pergunta! De fato, em muitas situações nossos esforços têm resultados diretos. Quando estudamos bastante para uma prova, por exemplo, existe uma probabilidade muuuuito maior de tirarmos uma nota alta. Quanto mais treinamos um esporte, em geral, melhor é nosso desempenho. E, quanto mais tempo dedicamos à família e às amizades, mais amadurecemos nos relacionamentos.
A Bíblia tem algumas passagens que trazem uma ideia parecida:
2Coríntios 9.6: “Aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente”.
Colossenses 3.23-24: “E tudo quanto fizerdes, fazei de coração, como se fizésseis ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor a herança como recompensa; servi a Cristo, o Senhor”.
Gálatas 6.9: “Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio, colheremos, se não desanimarmos”.
É importante lembrar, porém, que a mensagem central da Bíblia é a graça de Deus. Ela não fala muito de uma relação direta entre esforço e recompensa porque Deus, em sua graça, sempre nos dá muito mais do que nossos esforços merecem!
Por isso, procuramos fazer nosso melhor em todas as coisas e deixamos os resultados nas mãos de Deus. Desse modo, não apenas aproveitamos os resultados de nossos esforços aqui, mas também “juntamos tesouros” no céu, como diz lá em Mateus 6.19-20.
Kisses,
Su