Querida S., meu coração ficou tão apertado de ler sua pergunta. Entendo o que você está sentindo, pois também sou filha de pais divorciados e sei como é uma experiência profundamente dolorosa, que parece acabar com nossa energia e nossa alegria.
É bem importante entender que, enquanto vivemos neste mundo onde existe pecado e dureza de coração, sofremos as consequências dos erros de outros, inclusive de nossos pais. Em momento algum Deus prometeu que nossa vida aqui seria fácil, sem sofrimento (se Jesus, o Filho único e muito amado de Deus sofreu, por que seria deveria ser diferente conosco?). O fato de caminharmos perto de Deus não nos torna “blindadas” para os acontecimentos difíceis, MAS (e esse MAS faz toda diferença), significa que nunca estamos sozinhas. Eu sei por experiência própria que, muitos dias, parece que Deus não escuta, que ele desistiu de nós. Isso NUNCA é verdade. É um sentimento forte, mas é apenas um sentimento. Continue a buscar ao Senhor no meio dessa crise, continue até a questioná-lo e pedir a restauração da alegria – pedindo também que o Espírito lhe dê uma atitude humilde e confiante em Deus nesse processo.
E saiba que sua tristeza também pode ter causas físicas. É bastante comum um acontecimento de grande impacto (como um divórcio na família) desencadear um desequilíbrio nas substâncias químicas do cérebro que controlam nosso humor. Essa vontade de chorar com frequência, a dificuldade de encontrar alegria e prazer em atividades que você curtia antes, e até mesmo essa sensação de que Deus a abandonou podem estar ligadas a um quadro depressivo. Em minha opinião, valeria a pena você consultar um médico, explicar o que está acontecendo e contar em detalhes como você está se sentindo. Ele poderá dizer se você precisa de tratamento para depressão, da ajuda de um conselheiro ou psicólogo, ou se simplesmente é uma questão de deixar o tempo aliviar essas dores. Peça para Deus encaminhá-la para um profissional certo e preparar essa consulta para você. Eu me senti beeem deprimida quando meus pais se separaram e Deus colocou várias pessoas – profissionais da área da saúde, amigos e irmãos em Cristo – na minha vida para me socorrer e consolar e devolver o ânimo e a alegria. Portanto, não fique sofrendo sozinha!
E, sempre que quiser conversar, desabafar ou orar com alguém virtualmente estou à disposição!
Kisses,
Su