Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida V., posso imaginar como deve ser difícil estar longe de sua mãe! Sabe que, quando nosso coração fica apertado, a primeira coisa que devemos fazer é contar para Deus tudo o que estamos sentindo. Ele está bem perto de você e quer ajudá-la a lidar com as saudades e a solidão. Portanto, gaste bastante tempo falando com Deus, leia os bilhetinhos de amor e instrução que ele deixou escritos para você na Bíblia e curta a presença dele.

Além disso, você pode pedir para Deus lhe dar criatividade para se manter em contato com sua mãe. Falar com ela com frequência pode ajudá-la a aguentar as saudades. Você tem acesso a que meios de comunicação? Telefone fixo? Celular? Internet? Correios? Pense em como você pode usá-los, dentro de suas possibilidades. Trocar mensagens de textos, usar Skype, Imo ou outra forma de comunicação gratuita pelo celular ou computador, enviar e-mails e até escrever cartas e colocar no correio são algumas formas de manter contato. Peça para sua mãe e/ou um adulto de sua confiança ajudá-la a usar esses recursos. Você também pode manter um diário e anotar coisas legais, interessantes, difíceis, etc. que aconteceram para contar para sua mãe depois. Se tiver um celular com câmera, também pode tirar fotos de coisas que chamaram sua atenção durante o dia e enviar para ela (ou fazer desenhos e colocar no correio).

Qualquer que seja o meio de comunicação que você usa, você pode preparar um “noticiário” do seu dia para ela e pedir que ela faça o mesmo para você.

Outra coisa que você pode fazer é planejar uma surpresa para a próxima vez que você e sua mãe se encontrarem pessoalmente. Pode ser um trabalho manual (desenho, pintura, outro artesanato), um almoço, um bolo, um passeio, um cartão, uma lembrancinha, ou o que sua imaginação inventar!

E dedique-se com todas as suas forças a suas tarefas diárias na escola e em casa. Se você se mantiver ocupada e concentrada naquilo que precisa fazer a cada dia, talvez a saudade aperte um pouquinho menos.

Kisses,
Su