Hello, M.! Para começar, às vezes existe uma diferença entre andar com Deus e ir à igreja. Também existe uma diferença grande entre acreditar em Deus e levar Deus a sério – com a disposição de obedecer-lhe e fazer a vontade dele.
Você já conversou com esse menino sobre o que exatamente ele acredita? Ele aceitou Jesus como Salvador e Senhor da vida dele? Ele está interessado em caminhar com Cristo e crescer na fé? Se a resposta para essas perguntas for “sim”, seria bom entender o motivo de ele não querer ir à igreja. De repente, ele pode não estar a fim de ir à sua igreja, mas se interessar em ir a outra congregação. Nada de errado com isso.
Agora, se você notar que ele é meio indefinido nas respostas e, principalmente, nas atitudes dele em relação a Deus, aí você já sabe que é melhor se afastar dele. Por mais que vocês gostem um do outro e por mais maravilhoso que ele seja, o relacionamento de vocês nunca vai ser completo – sempre vai faltar aquela comunhão de alma que, aliás, é o que fortalece um casamento e dá um tempero todo especial para o relacionamento. Vocês vão caminhar em direções diferentes, com prioridades diferentes. Posso lhe garantir que, mais adiante, isso vai causar conflito.
Em minha opinião, seria muito importante você conversar com ele sobre tudo isso e não apenas deixar claro que Deus é a prioridade em sua vida, mas que você está buscando uma pessoa que também coloca Deus em primeiro lugar. E observe com atenção se é isso mesmo que ele já está fazendo. Não adianta ele dizer que, se vocês namorarem ele vai começar a buscar a Deus. Ele precisa fazer isso pra valer antes, senão enrola tudo.
Quanto à ameaça de sua igreja de afastá-la do ministério de louvor, é uma decisão que os líderes têm direito de tomar. Se você está frequentando essa igreja, precisa seguir as regras que ela impõe. Pessoalmente, eu sou muito mais a favor de um diálogo com a liderança e de um discipulado mais próxima para tratar dessas questões, antes de afastar alguém de um ministério. Mas, como lhe disse, cada igreja tem sua forma de interpretar a Bíblia e definir regras. Se você está congregando ali, precisa respeitar e aceitar.
Ore bastante sobre essa questão, amiga, e peça muita sabedoria de Deus. Confie que os planos dele para você são muuuuito melhores do que qualquer coisa que você possa imaginar ou sonhar! Confie que, se você pedir com humildade e disposição de obedecer, Deus vai lhe mostrar claramente o próximo passo.
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!
Kisses,
Su