Oi, H.! Em minha opinião, quando nosso coração está meio tumultuado, a primeira coisa a fazer é apertar o botão de “pausa” e dedicar bastante tempo a nossa caminhada com Deus. Às vezes, não ouvimos as respostas de Deus porque nossa mente está muito cheia de pensamentos conflitantes e nosso coração está pesado de tantos sentimentos confusos. Orar com mais fervor ou persistência pelas mesmas coisas nem sempre ajuda. Pelo jeito, você já orou bastante sobre essa questão. Que tal, agora, entregá-la para Deus e não pedir mais nada específico a esse respeito. Apenas diga para Deus que você vai esperar a orientação dele com calma e paciência (que ele vai lhe dar!). Separe um momento todos os dias para ler alguns versículos da Bíblia, feche os olhos, respire fundo várias vezes, pense em todos os presentes que Deus lhe dá diariamente (afinal, tudo que temos de bom é presente dele) e simplesmente se aquiete na presença dele. Eu sei por experiência própria que não é fácil fazer isso, mas às vezes é a única maneira de recebermos a direção de Deus com mais clareza. Dedique-se a curtir a companhia de Deus e, aos poucos, seu coração vai se acalmar e você vai entender qual é o próximo passo.
E, no momento, creio que a melhor maneira de ajudar seu amigo é entregá-lo para Deus, confiante de que Deus está cuidando da vida dele também. Na medida do possível, continue a ser amigável, mas não procure mudar coisa alguma no relacionamento de vocês por enquanto, nem interferir com o namoro dele, okay?
Deus pode fazer coisas extraordinárias quando deixamos que ele cuide de tudo. Faça essa experiência, e que o Senhor lhe dê paz!
Kisses,
Su