Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida Y., para começar, é importante entender algo: ter perdido a virgindade não torna você inferior diante de Deus de maneira alguma! Deus não ama você menos por causa disso. E nunca vai amar você mais, ainda que você faça tudo “certinho” – isso porque ele já a ama ao máximo!

Você conversou com Deus sobre o que aconteceu no seu aniversário de 15 anos? Se arrependeu? Pediu perdão? Se suas respostas para essas perguntas forem “sim”, então saiba que você começou do zero. Diante de Deus, é como se aquilo que não tivesse acontecido (veja 1João 1.9). Você não está “marcada” para o resto da vida e você não “perdeu a bênção” de maneira alguma. Deus ainda tem muita coisa boa reservada para sua vida!

É bom lembrar, porém, que ter uma vida que agrada a Deus não é uma questão de “decidir” ou “botar na cabeça” que você vai mudar. Sozinhas, com nossas próprias forças, nunca somos capazes de verdadeiramente seguir as instruções de Deus. Precisamos crer que ele nos dará forças para agradá-lo (veja Hebreus 11.6).

Mais uma coisa: se esses relacionamentos do passado afastaram você de Deus, é bem possível que, na verdade, você não estivesse muito próxima dele para começar. Meu conselho é que você busque um relacionamento pessoal com Deus como quem procura conhecer um amigo. Às vezes, quando nascemos em berço cristão, nos esquecemos de como as verdades do evangelho são maravilhosas e de como se aplicam a nós todos os dias. Leia Romanos 8, por exemplo, e pense nisso.

E, não tem essa de “merecer” alguém, amiga. Como disse, se você se arrependeu e pediu e aceitou o perdão de Deus, você começou de novo. Na verdade, como seres humanos falhos e pecadores, nós não merecemos nada de bom, mesmo que sejamos “supercertinhas”. Mas Deus nos chama, nos acolhe, nos aceita e nos ama de forma incondicional pela graça. Ou seja, a gente não merece ser abençoada, mas ele nos ama tanto (por causa de tudo que Cristo fez) que ele nos abençoa!

Portanto, em minha opinião, você não deve se afastar de um garoto só porque ele é “de família” ou “certo”. Se você anda com Deus, está em pé de igualdade com qualquer um de seus irmãos em Cristo! Não é melhor nem pior que ninguém! Deixe essa verdade vir morar em seu coração. Reflita sobre passagens bíblicas que falam sobre a graça, a misericórdia, o perdão, o amor, a compaixão de Deus. E faça escolhas e tome decisões em função de quem você é em Cristo.

Que o Espírito Santo a ajude a assimilar essas realidades maravilhosas.

E, se quiser continuar a conversa, é só escrever novamente. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su