Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, N.! Para começar, é bom que você e sua mãe têm um relacionamento próximo. Isso ajuda um monte! E, de fato, por melhor que seja esse relacionamento, muitas vezes falar sobre namoro é complicado. Em minha opinião, porém, é importante você contar para ela como está se sentindo e explicar que gostaria de desenvolver a relação com esse menino.

Antes de falar com ela, porém, converse bastante com Deus. Peça para ele lhe dar a atitude e as palavras certas. Então, com muita calma e respeito, explique para sua mãe que não quer esconder nada dela e, portanto, que você quer que ela saiba do seu afeto por esse menino. Concentre-se em falar dos seus sentimentos e das suas impressões. Por exemplo, em vez de dizer: “Mãe, você é muito ciumenta e não me deixa namorar”, diga: “Mãe, às vezes eu sinto que é difícil pra você perceber que eu estou crescendo e que eu quero me relacionar com outras pessoas. Eu amo muito você, e vou continuar amando. Por isso eu quero compartilhar com você as coisas que estão acontecendo na minha vida. Quero que você saiba que ainda estou apaixonada por aquele menino. A gente não pretende fazer nada escondido. Por isso ele quer vir conversar com você”.

Falar com sua mãe de modo sincero, tranquilo e respeitoso é sua parte na história. O resto é com Deus. Confie que ele vai encaminhar as coisas de acordo com a vontade dele. Se esse menino faz parte dos planos de Deus para sua vida, as coisas vão acontecer naturalmente, sem você precisar entrar em conflito com sua mãe e sem ter que fazer nada escondido. Confie em Deus!

Lembre-se, também, de que você não controla os sentimentos de sua mãe. Pode ser que você fale com todo jeitinho do mundo, mas ainda assim ela fique chateada. Não entre em pânico. Dê tempo para ela assimilar as coisas e não fique insistindo. Ah, e se você achar que vai ser difícil falar pessoalmente, escreva uma carta para ela, ou grave uma mensagem de áudio. Pode ser uma boa forma de começar um diálogo sobre um assunto complicado.

Entregue essa situação para Deus. Ele entende tudo de relacionamentos e gosta de nos ajudar nessa área!

E, sempre que quiser conversar, passe aqui. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su