Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, M.! Lembra que conversamos sobre isso no começo do mês? Falamos de modo específico em relação a uma amiga sua, mas a conversa vale para todos esses relacionamentos que estão meio complicadas para você.

É bem provável que você esteja preocupada em não magoar ninguém, ou em não ficar mal e ser conhecida como uma menina chata, ou fresca, etc., não é mesmo? Com conversamos, é importante você entender que a gente não controla os sentimentos dos outros. Isso significa que, não importa o que você faça, pode ser que alguém acabe ficando chateado. Abaixo, estou repetindo o que falamos antes. Leia com calma, pense em como se aplica e, se ainda ficar da dúvida, escreva novamente, ok?

Se você está decidida a se afastar, existem pelo menos duas maneiras de você fazer isso. Pense em cada uma e veja qual tem mais a ver com sua personalidade e sua situação.

  1. Converse com essas pessoas. Com muito jeitinho, explique para elas que algumas das atitudes e conversas incomodam você e que está difícil de desenvolver uma amizade legal. Diga que você está se afastando por causa disso. Explique que você não é inimiga, mas apenas que está difícil continuar a ser amiga. Você pode até dizer que seus pais não aprovam esse relacionamento e que você está se afastando em obediência a eles, o que é verdade. Você pode continuar a ser amigável, dar ‘oi’ quando vê essas pessoas na rua, etc. Só não vai mais ficar tão perto delas.
  2. Afaste-se aos poucos. Se vocês trocam duzentas mensagens por dia, comece a falar cada vez menos (um pouquinho a cada semana). Não puxe conversa. Vá cada vez menos à casa dessas pessoas. Recuse alguns convites que ela fizer. Continue a ser amigável, mas não se envolva mais. Se alguém vier perguntar o que está acontecendo, siga a sugestão do item 1. Pode ser, porém, que esse pessoal perceba que você não está mais a fim de ser tão amiga e também se afaste de você numa boa. Muitas amizades acabam naturalmente. É uma questão de não alimentá-las, não ir atrás, não criar situações para se encontrar com ela.

Em ambos os casos, não se esqueça de que, por mais legal que você seja e por mais que você não queira magoar os outros, pode acontecer de ficarem chateados do mesmo jeito. Não há nada que você possa fazer sobre isso.

Aliás, há uma coisa importantíssima que você pode fazer (rsrs): converse bastante com Deus. Peça para ele ajudar você a sair dessa situação complicada e lhe dar sabedoria para entender a melhor maneira de fazer isso.

Também pode ser legal conversar com seus pais e pedir ajuda deles para lidar com essa situação. Se eles não aprovam esses relacionamentos, é justo que eles ajudem você a sair deles.

Até a próxima, amiga!

 

Kisses,

Su