Querida T., peço desculpas por ter demorado para responder sua pergunta. Ela se perdeu na lista!
De fato, existe uma preocupação grande com a opinião dos outros hoje em dia, talvez mais que em outros tempos. A meu ver, isso acontece porque não nos lembramos de que nosso valor, nossa dignidade e nossa identidade estão em Deus.
Esquecemos que ele nos idealizou, nos criou e nos sustenta a cada dia com imenso amor. Esquecemos que ele planejou nossa vida e que tem planos e propósitos maravilhosos para nós. Esquecemos que, não importa o que façamos ou deixemos de fazer, ele continuará a nos amar. E esquecemos que, diante desse amor tão grande, nosso maior desejo deve ser de agradar a Deus, e não aos outros.
Quando esquecemos todas essas verdades incríveis, começamos a buscar nossa identidade e nosso valor na opinião de outros. Em vez de nos preocupar com a aprovação de Deus, nos preocupamos com a aprovação de pessoas. Se elas nos elogiam, curtem as coisas que postamos, nos acham bonitas, etc., aí nos sentimos aceitas. Em contrapartida, se alguém nos critica ou desaprova, ficamos arrasadas. A opinião das pessoas é algo inconstante – pode mudar de um dia para outro. E também é impossível agradar ao mesmo tempo a todas as pessoas que conhecemos. Sempre vai ter alguém para dizer algo negativo ou julgar. Isso significa que, se ligarmos nossa identidade à aprovação dos outros ou se deixarmos de fazer coisas apenas por medo de sermos julgadas, ficamos malucas!
Devemos nos preocupar com o que Deus pensa daquilo que fazemos e, é claro, usar o bom senso para não sair por aí ofendendo e escandalizando as pessoas de propósito, sem consideração alguma. Mas, não devemos buscar na opinião dos outros a base para nossas decisões e identidade
Em resumo, precisamos de muita sabedoria de Deus e de um relacionamento cada vez mais próximo com ele para fundamentar nossa identidade firmemente nele, procurando descobrir, um dia de cada vez, quem ele nos criou para sermos.
Kisses,
Su