Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida W., em minha opinião, uma coisa que pode ajudar muito é você entender o que significa um beijo – para que ele existe. Beijar não é uma modalidade esportiva, com avaliação de desempenho (senão estaria nas Olimpíadas, rsrs). Também não é uma peça de teatro, com avaliação de emoção e técnica. Beijar é expressar afeto e compromisso por alguém (por isso não acho legal “ficar”). Dentro de um relacionamento de grande amizade e companheirismo, em que você já conhece bem o outro e confia nele, não há necessidade de se preocupar se você vai beijar “bem” ou “mal”, porque um beijo dado com carinho, respeito e compromisso, é sempre um bom beijo.

E, mesmo que você esteja namorando alguém que você conhece bem, um garoto sério que não quer só saber de que jeito você beija, vai ter um pouco de vergonha mesmo. É natural. Aliás, é até bom que seja assim, pois beijar é algo que precisa ser levado a sério. Mas também algo muito gostoso, que vale a pena você experimentar com a pessoa certa no momento certo, mesmo que dê medo ou vergonha.

Portanto, amiga, meu conselho é que, primeiro, você avalie esse namoro. Ele nasceu de uma excelente amizade? Vocês dois se conhecem super bem? É um garoto que respeita você e demonstra que gosta de você de verdade? Então vá em frente. Agora, se esse não é o contexto, recomendo que você continue BV até o momento certo. Afinal, ser BV não é doença, rsrs. E também não é igual título de eleitor, que você precisa tirar depois de certa idade 🙂

E, mais importante de tudo, converse bastante com Deus, sobre esse relacionamento e sobre sua vergonha de beijar. Peça para ele mostrar com clareza qual deve ser seu próximo passo. Quando pedimos com sinceridade e disposição de obedecer, ele ouve e responde de maneiras surpreendentes! Confie nisso.

E, sempre que quiser trocara uma ideia, é só passar aqui!

 

Kisses,

Su