Hello, S.! Fico feliz que Deus esteja usando nossas conversas para ajudar você.
Posso imaginar o quanto suas circunstâncias atuais a deixam angustiada. É frustrante fazer planos e não vê-los acontecerem. Ao mesmo tempo, é muito importante lembrar que isso não anula sua identidade nem é “atestado de incompetência”. Nosso país está em um momento extremamente difícil, em que falta emprego para muita gente. E, de fato, entrar em uma faculdade pública é um desafio e tanto! Minha primeira sugestão, portanto, é que você entenda que estas são circunstâncias externas, que não refletem de maneira alguma seu caráter. Você continua a ter valor inestimável para Deus e ele não mudou os bons planos que ele tem para sua vida. Esses momentos de espera, enquanto Deus ainda não nos mostrou o próximo passo, são difíceis mesmo. Mas eles não duram para sempre e são uma grande oportunidade de nos aproximarmos de Deus e pedir que ele aumente nossa confiança nele. Digo isso por experiência própria.
A segunda coisa para considerar é que Deus tem planos e propósitos singulares para cada um de nós. Você tem um papel no trabalho de Deus aqui na terra que nenhuma outra pessoa pode cumprir. É sério! Por menor que pareça esse papel, ele é só seu. Portanto, amiga, peça ajuda de Deus para evitar comparações. Elas não ajudam em nada e, aliás, fazem um mal danado. Eu sei que é tentador se comparar com outros, especialmente com aqueles que conseguiram realizar os planos deles, mas precisamos de convicção de Deus que ele vai nos mostrar o nosso lugar no mundo.
A terceira coisa é estar aberta para uma mudança em seus planos. Às vezes, quando nossos planos originais não dão certo, é sinal de que Deus está apontando para outra direção. Quando eu saí do ensino médio, tinha escolhido uma carreira completamente diferente do trabalho que faço hoje. Agora, vejo que se tivesse seguido aquele rumo, não estaria nem um pouco satisfeita. Deus teve a bondade de fechar um monte de portas na minha cara 🙂
Portanto, fale com Deus e peça para ele mostrar se é hora de ampliar seu horizonte de opções. Em vez de faculdade, você já cogitou um curso técnico ou outras formas de se preparar para essa profissão que você deseja? Existem cursos de faculdade de áreas associadas à que você escolheu, porém menos concorridos? Ou será que há outra carreira bem diferente que você descartou anteriormente, mas que poderia reconsiderar agora? Mudar de área ou de tipo de curso não é sinal de fracasso ou de contentar-se com menos, mas de adaptabilidade, o que também é uma virtude. O mesmo se aplica, em certa medida, a procurar emprego. Existem trabalhos que você poderia fazer temporariamente, nesse período de transição? Eu comecei a carreira que tenho agora com fazendo “bicos” para tentar pagar os estudos para a carreira que eu sonhava antes. Deus usou desse meio para me dirigir. Não estou dizendo que ele age da mesma forma com todo mundo, mas vale a pena considerar mais possibilidades.
E, acima de tudo, entenda que você não é criança só porque mora com seus pais. É louvável seu desejo de se tornar independente, mas isso não define sua maturidade. Você pode ser extremamente útil dentro de casa, contribuindo com os diversos afazeres domésticos. Ser fiel nessas coisas pequenas, prepara você para as outras coisas que Deus já planejou.
Por mais que o futuro pareça indefinido ou até sombrio agora, lembre-se de que Deus já escreveu todos os dias de sua vida. Peça para ele lhe dar paciência e perseverança enquanto você descobre a próxima página de sua história.
Até a próxima, amiga!
Kisses,
Su