Pergunta:

Resposta da Sú:

Hiii, M.! De fato, existem algumas igrejas que são mais rígidas sobre essas questões. É importante você saber, porém, que esse é um costume de pessoas. Não tem nada a ver com as instruções que Deus deixou escritas para nós na Bíblia. Portanto, saiba que não é pecado usar cabelo curto, nem pintar as unhas, nem uma porção de outras coisas ligadas ao seu visual.

Ao mesmo tempo, Deus nos chama a ter um bom relacionamento com nossos irmãos em Cristo. Se você aceitou Jesus como seu Salvador, a igreja é sua família da fé, e Deus pede que tenhamos uma convivência pacífica com ela, sem criar tumulto por causa de coisas menos importantes (como a aparência).

A meu ver, portanto, estas são algumas opções para você: (1) Se possível, procure outra igreja, em que o tamanho do seu cabelo e a cor das suas unhas não seja problema. Não tem nada de errado em buscar uma comunidade de fé em que você se sinta mais à vontade e na qual essas questões não gerem conflito.

(2) Se você não tem opção, continue a ir a essa igreja com suas unhas e cabelo como estão. Se alguém vier conversar com você sobre isso, explique que sua consciência está tranquila a esse respeito e que você acha mais importante cultivar intimidade com Deus dentro do seu coração do que se preocupar apenas com questões de aparência. Fale de modo respeitoso, tranquilo e humilde, pedindo sabedoria de Deus para escolher suas palavras. A ideia não é começar uma briga, mas sim, um diálogo. Se ninguém mais vier chamar sua atenção sobre esse assunto, continue como está, cuidando de sua visual como você gosta.

(3) Se você não puder mudar de igreja e se essa questão estiver gerando conflito, é melhor ceder do que viver brigando com todo mundo. Enquanto você tiver de ir a essa igreja, deixe seu cabelo crescer e pare de pintar as unhas. Tenha bem claro dentro da sua cabeça, porém, que você está fazendo isso por amor a Deus, para agradar o coração dele, e não para agradar as pessoas. Deus lhe dará forças para abrir mão do visual que você gosta, pelo menos por enquanto (não precisa ser para sempre!).

Pense nessas opções e converse bastante com Deus. Conte para ele que você gosta desse visual e que preferia não mudá-lo, mas peça também para que Deus faça a vontade dele. Esse é o melhor tipo de oração que você pode fazer! E confie que Deus vai ajudá-la a entender o próximo passo.

E, como você disse que tem muitas dúvidas, fique à vontade para passar aqui sempre que quiser e fazer quantas perguntas desejar! Estamos à disposição.

Até a próxima!

 

Kisses,

Su