Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, N.! Vou contar um segredo para você: Eu quase sempre oro de olhos abertos! É porque eu vou conversando com Deus ao longo do dia, enquanto estou me vestindo, lavando louça, escovando os dentes, aplicando maquiagem, e por aí afora.

No entanto, a oração de olhos fechados tem seu momento e lugar. Às vezes, a gente precisa fechar os olhos para não se distrair. Esse é um dos motivos pelos quais se formou o costume de orar de olhos fechados: para prestar mais atenção em Deus. Se você tem dificuldade de se concentrar, especialmente em ambientes mais agitados, é boa ideia fechar os olhos (e, às vezes, colocar os dedos dentro das orelhas também!).

Na igreja, ou quando a gente está orando com outras pessoas, também é costume fechar os olhos em sinal de respeito, para mostrar que todos estão se esforçando para pensar em Deus naquele momento (em vez de ficar reparando em nossas próprias unhas, ou no cabelo, na camiseta ou nos sapatos dos outros, rsrs).

Agora, se você está sozinha no seu quarto, com a TV desligada e longe do telefone ou do computador, não tem nada de errado em ficar de olhos abertos. Aliás, algumas orações é beeem mais legal a gente fazer de olhos abertos. Imagine, por exemplo, que você está curtindo um belo por do sol e quer agradecer a Deus por esse espetáculo. Ou que você está se olhando no espelho e quer dizer para Deus que está feliz com o jeito como ele criou você! ☺

Converse com Deus o dia todo, não importa onde você esteja e o que esteja fazendo. Mas peça para Deus lhe mostrar quando é hora de fazer uma pausa, se aquietar, fechar os olhos e ter um momento tranquilo, a sós com Ele.

Kisses,
Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.