Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, E.! Sabe que em todas as perguntas que você enviou, nunca informou sua idade no formulário? É uma informação super secreta? Rsrs.

Sem saber quantos anos você tem, fica um pouco difícil eu responder em mais detalhes 🙂

De modo geral, porém, quando somos tímidas ou temos dificuldade em interações sociais (mesmo que não chegue a ser fobia social), muitas vezes é mais fácil interagirmos com pessoas mais velhas. Um dos motivos é que esses relacionamentos têm menos expectativas, cobranças e pressões. Quando estamos com um grupo de pessoas da nossa idade, existe a expectativa de que nos enturmemos, de que sejamos iguais aos outros e tenhamos os mesmos gostos e interesses. Também existe a pressão para agirmos desta ou daquela maneira “conforme nossa idade” (o que nem sempre é boa ideia) e cobranças para fazer o que os outros fazem.

Com um grupo mais velho, muitas vezes isso não acontece. Talvez por isso você se sinta mais à vontade nessas situações. Não tem nada de inerentemente errado em querer estar com pessoas mais maduras. É importante, porém, entender e trabalhar as questões que talvez tornem difícil você estar com pessoas de sua idade. Afinal, o ideal ao longo da vida é que nos relacionemos numa boa com pessoas de todas as idades.

Geralmente, porém, acabamos formando amizades mais próximas com pessoas mais perto de nossa faixa etária – pelo simples fato de que estamos num momento de vida mais parecido e temos mais interesses em comum. Ao mesmo tempo, à medida que vamos amadurecendo, também podemos ter excelentes amizades com pessoas mais velhas. Eu tenho boas amigas mais velhas que eu. Elas são fonte de sabedoria e experiência e, muitas vezes, enxergam o mundo de um jeito diferente, que me ajuda a crescer.

Resumindo, não fique encanada demais com essa questão, mas procure avaliar também por que você não gosta tanto de estar com pessoas de sua idade. E, por favor, nem pense em envolvimentos românticos com alguém muito mais velho, pois aí a coisa complica! Mas isso é assunto para outra conversa, rsrs.

Converse com Deus sobre isso. Peça para ele mostrar o que está acontecendo e para ajudá-la a não ficar ansiosa a esse respeito.

Até a próxima, amiga!

 

Kisses,

Su