Querida A., sinto muito que você tenha passado por essas experiências tão difíceis. Você tem razão de estar triste e confusa sobre o que fazer daqui pra frente.
Em minha opinião, quando voltar à escola, pode ser uma boa ideia ficar na sua por uns tempos. Tipo, se aluga dessas meninas vier conversar com você, seja amigável e trate normalmente. Mas, se ninguém se aproximar, não vá atrás. Eu sei que é difícil, mas esse distanciamento pode ajudar a esclarecer as coisas com o tempo e até a levá-las a sentir um pouco mais sua falta.
Em relacionamentos que envolvem um grupo de pessoas, nunca ninguém está totalmente certo ou totalmente errado. Todos nós estamos aprendendo a nos relacionar uns com os outros, e temos erros e acertos. Portanto, não gaste muito neurônio tentando identificar de quem foi a culpa, pois isso só vai cansar você e, provavelmente, não vai levar a nenhuma conclusão útil.
E onde está Deus? Posso lhe garantir que ele está ao seu lado e que essa confusão toda não fugiu do controle dele. Não sei lhe dizer exatamente por que ele permitiu que isso tudo acontecesse. É sempre muito difícil quando não entendemos os propósitos de Deus. Nessas horas, porém, precisamos pedir ajuda dele para confiar que ele sabe o que está fazendo e por que está permitindo essas dificuldades. Se você aceitou Cristo como seu Salvador, o Espírito Santo mora dentro de você e é seu amigo e seu instrutor em todas as coisas. No entanto, nem sempre sentimos sua presença. Às vezes só sabemos que ele está lá. Só porque as coisas não saíram do jeito que a gente imaginava, não quer dizer que ele nos abandonou!
Continue a falar com Deus, a expressar seus questionamentos, suas frustrações e seus desejos. Peça que ele faça a vontade dele em sua vida. Essa é a melhor coisa que podemos pedir!
Além disso, ao voltar para a escola, olhe ao redor e veja se não há alguma outra menina precisando de uma nova amizade. Às vezes, nesses momentos em que todas as nossas amigas parecem “evaporar”, Deus coloca diante de nós alguém que está sozinho e a quem podemos oferecer companhia. Ore sobre isso. E, peça clareza e sabedoria para esses relacionamentos um momento de cada vez. Procure não se angustiar com o resto do semestre, por exemplo, nem ficar remoendo o que passou. Ore apenas para que Deus a ajude no primeiro dia. Depois, na manhã seguinte, ore somente por aquele dia. E assim por diante.
Quando nos vemos no meio de situações complicadas, como a sua, essas três coisas ajudam:
1 – Parar tudo e ver como Deus vai encaminhar as coisas.
2 – Saber que Deus está conosco e está agindo, mesmo que não sintamos.
3 – Viver um momento de cada vez, sabendo que Deus está presente nesse momento.
Confie na bondade de Deus e no cuidado dele!
E, sempre que quiser conversar, já sabe – é só passar aqui!
Kisses,
Su