Hello, M.! Na verdade, namorar não é igual tirar título de eleitor ou carteira de motorista, o que significa que não depende só da idade. Um namoro é uma relação séria e exclusiva, que nasce de uma boa amizade e tem o objetivo de conhecer melhor a outra pessoa. Faz parte do aprendizado para o compromisso ainda mais sério e para a vida inteira que é o casamento.
Primeiro, seria legal conversar com seus pais e ver o que eles pensam. Eles convivem com você todos os dias e são as pessoas mais indicadas para dizer se você está pronta. Pessoalmente, eu esperaria mais um ano. Agora, se seus pais disserem que tudo bem, existem outras questões a considerar:
Você está disposta a cultivar uma boa amizade com o garoto antes de namorar e a comprometer-se somente com ele (sem ficar olhando em volta para ver se tem alguém mais interessante, rsrs)?
Está disposta a procurar entendê-lo e ajudá-lo a crescer na caminhada com Deus e nas coisas da vida diária?
Namorar pode ser supergostoso e divertido, mas também exigirá uma dose de esforço e dedicação, especialmente quando surgirem desentendimentos, o que sempre acontece. Ah, e mais uma coisinha, um bom namoro não deve ter espaço para crises repetidas de ciúmes. Sentir uma pequena insegurança de vez em quando é normal, mas morrer de ciúmes o tempo todo é sinal de que você ainda não tem maturidade suficiente para estar em um relacionamento sério.
Em minha opinião, portanto, o melhor é você conversar bastante com Deus e pedir a orientação dele, conversar com seus pais e ouvir a opinião deles e pensar com calma se você está preparada para assumir esse compromisso.
Quando fazemos as coisas no tempo e do jeito de Deus, aproveitamos ao máximo tudo o que ele tem de melhor para nós!
Kisses,
Su