Olá! tenho 14 anos e quero me batizar, só que ainda tenho dúvidas. O motivo mesmo é porque vou me mudar ano que vem para uma cidade maior e a igreja que pretendo frequentar tem um número menor de pessoas para serem batizadas, o que significa que vai demorar. Me sinto desconfortável na sala de preparo para batismo. Só tem pessoas mais velhas e mais experientes, e até mesmo o pastor me olha estranho, porque acha que eu sou muito nova. Não sei o que fazer tenho vontade de desistir, me esconder… R.
Querida R., você aceitou Jesus como seu Salvador? Você assumiu o compromisso de andar com ele para o resto da vida? Com a ajuda do Espírito Santo, você está disposta a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para crescer na caminhada com Jesus e obedecer às instruções dele?
Se você respondeu “sim” de coração a essas três perguntas, você está preparadíssima para ser batizada!!!
Gosto muito da passagem em Atos 2.26-40 que fala sobre salvação e batismo. Sugiro que você leia e reflita sobre ela.
Como vemos em Atos, no começo da igreja nem existia curso de preparo para o batismo. As pessoas aceitavam a Cristo e, muitas vezes, eram batizadas na mesma hora. Com o tempo, a igreja desenvolveu um período de reflexão e ensino antes do batismo porque algumas pessoas não estavam levando sua decisão a sério.
Do ponto de vista bíblico, porém, o curso de batismo não é algo obrigatório, mas sim, algo que fazemos por respeito aos costumes da igreja, em sujeição a seus líderes e para aprender um pouco mais de Cristo antes de sermos batizadas.
Eu fui batizada com 12 anos, e teve gente que achou meio cedo também. Eu tive dúvidas bem parecidas com a sua e quase desisti no último instante. Mas Deus me deu a certeza de que aquele era o momento certo de dar testemunho para a igreja do meu compromisso com Cristo.
Portanto, converse com Deus e peça para ele dar clareza para você. Não se preocupe com as impressões que você tem de outras pessoas, ou com o fato de elas serem mais velhas. Nada disso importa para Deus.
Que Deus lhe dê certeza e paz em sua decisão, amiga!
Kisses,
Su