Pergunta:

Resposta da Sú:

Olá Su. Gostaria de saber se mulher usar calça é errado?
Sei que em deuteronômio diz que a mulher e homem não devem vestir a roupa um do outro.
Outros falam que isso é questão de cultura e não se trata do uso de calça em questão. Eu li na internet que as mulheres começaram a usar calça ao final do século XIX devido ao trabalho, aí a moda foi pegando. E li uma resposta que diz que se as mulheres só puderem usar calça nessa época, então antes elas usavam saias, então também é pecado usar calça hoje, Pois a calça foi uma forma das mulheres querem ser iguais aos homens. Na minha igreja permite uso de calça, mas eu às vezes tenho essa dúvida, pois dizem que é cultura do mundo e antes todas mulheres usavam saias e falam que o uso de calça é uma cultura errada. Eu tenho essa dúvida, pois eu penso que, no tempo bíblico, ambos usavam túnica e a diferença estava nos tecidos e cores, mas ao mesmo tempo fico pensando se é errado e que se não é nós que queremos que não seja pecado pra podermos usar. L.

Querida L., em se tratando de questões de usos e costumes (como é o caso de sua dúvida), é legal ter em mente que o propósito da lei mosaica, com todas as suas prescrições, se cumpriu em Cristo. Isso quer dizer que, hoje, seguimos o espírito da lei (preservado nos ensinamentos de Cristo), e não a letra (cada prescrição literal). Veja Romanos 7.6 e 2Coríntios 3.6. Se fôssemos seguir a lei do Antigo Testamento de modo literal, teríamos de mudar muuuuito mais coisa além de nosso modo de vestir. Você não poderia comer carne de porco nem camarão, você contaminaria tudo ao seu redor quando estivesse menstruado (melhor não sair de casa!) e não poderia usar roupas que trazem dois tipos de fibra de tecido, entre centenas de outras restrições.

Como cristãos, porém, é importante entendermos o espírito da lei. No caso das roupas de homens e mulheres, o objetivo dessa prescrição era manter a identidade clara de cada sexo, ou seja, evitar mulheres masculinizadas e homens efeminados em seus comportamentos e ações. Em última análise, não era uma questão de aparência, mas de atitude. É possível vestir-se com uma bela saia, mas ignorar sua feminilidade (muitas lésbicas usam saia). E é possível vestir calça e ser extremamente feminina. Uma mulher que vive e age como mulher dificilmente será confundida com um homem, não importa a roupa que ela vista.

De fato, devemos tomar cuidado para não assimilar muitos dos valores da cultura ao nosso redor. Mas em vez de viver de acordo com uma lista interminável de “podes” e “não podes”, somos chamadas a viver em um relacionamento bem próximo com Deus, para que ele nos mostre o que convém ou não.
Se você visitar uma igreja em que mulheres não podem usar calça, porém, vista uma saia em consideração pelo costume de suas irmãs em Cristo. Nesse caso, o mandamento bíblico que se aplica não é de vestimenta, mas de amor por outros cristãos.

Kisses,
Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.