A Bíblia, a Palavra de Deus, está repleta de conselhos do nosso Pai Celestial para que possamos vencer o pecado.
De forma resumida, o pecado acontece quando erramos o alvo e fazemos alguma coisa que não está correta. Que pode nos prejudicar ou prejudicar outras pessoas.
O pecado não é aquele pensamento que sem querer veio na sua cabeça e que você, na hora, disse: Na. na..ni..na…Não! Isso não está certo!
Esse tipo de pensamento que vem sem querer pode ser chamado de “tentação”. A Bíblia diz que podemos vencer as tentações! (1 Coríntios 10.13)
Por isso, é importante estar em sintonia com a vontade de Deus para sabermos qual é a vontade do Pai quando esses maus pensamentos aparecerem. A tentação é algo que acontece com todos. A sua atitude é que faz a diferença.
O pecado acontece quando abrimos espaço para a “tentação”, não falamos “NÃO” e cedemos, fazendo aquilo que sabemos não ser o certo.
Uma dica para quem quer dizer NÃO pro pecado!
Você já ouviu aquela frase mais ou menos assim: “Quem briga com fogo quer se queimar”?
Pois bem, … no fundo, esse ditado tem uma lição e uma verdade importante: “Brincar com coisa séria é perigoso.” Principalmente, quando essa coisa séria atrai nossa sensualidade ou pode gerar algum tipo de vício. Por quê?
Porque como seres humanos algumas coisas nos atraem com mais facilidade ou podem alterar a química do nosso organismo, e se não formos espertos, podemos cair em armadilhas e ter sérias dores de cabeça.
Por exemplo…
O garoto que apenas quis dar uma tragadinha num cigarro de maconha para sentir como era.. Depois deu mais outra… e outra… e ficou viciado. Ou o casal de namorados que marcou um encontro às escondidas quando ninguém estava em casa… e, no final,… gravidez…
São muitas histórias assim – que começam de forma “simples” – mas que têm consequências. E na maioria das vezes, graves.
Para saber o que fazer, vamos dar uma olhada num conselho que o Apóstolo Paulo deu ao jovem Timóteo. Está na Bíblia, em 2 Timóteo 2.22. O texto diz assim:
“Fuja dos pensamentos impuros da mocidade e aproxime-se de qualquer coisa que o leve a querer fazer o bem. Tenha fé, amor e paz e sinta prazer na companhia daqueles que amam o Senhor e têm coração puro”. (NBV)
Leia novamente!… Você reparou o verbo “fugir”?
Fugir de quê?… Fugir dos pensamentos impuros!
E como fazer isso?
Uma forma simples é… DIZER NÃO!
Muitos jovens ficam com a cabeça cheia de pensamentos impuros, pois passam a maior parte do tempo alimentando-se com coisas que não são positivas, que não são boas.
Por isso, seja esperta e ao menor sinal de “coisa errada no ar”… CAIA FORA!
Alguém te oferece um cigarro… Resposta: Não!
O namorado quer passar do ponto…. Resposta: Não!
Tá passando um filme imoral na TV… Resposta: Não!
E o que mais?
Evite ou saia imediatamente de situações que possam te deixar vulnerável. Isso pode significar, inclusive, desfazer alguns relacionamentos e não participar de determinados ciclos de amizades. Pode ser necessário que você desligue o computador ou a TV.
Importante: Para toda situação, conte, por mais difícil que seja, para os seus pais ou responsáveis.
Se aproxime de pessoas e atividades que te aproximam de Deus e que não lhe façam mal, mas, sim, contribuam para que você seja feliz de verdade!
Pecado?… TÔ FORA!