Hello, E.! Muito legal a sua pergunta. Em minha opinião, ela tem a ver com a forma como Deus se revela em diferentes situações e épocas da história. No Antigo Testamento, Deus usou sonhos para preparar as pessoas para algum acontecimento importante ou para mostrar a vontade dele. A finalidade maior dos sonhos que José teve e dos sonhos que ele interpretou era preservar Israel, o povo de Deus, para que bem mais adiante, Jesus pudesse vir ao mundo como parte desse povo. Logo, não eram sonhos que simplesmente atendiam a uma curiosidade pessoal a respeito do próprio futuro ou que apenas revelavam algo a respeito da vida de outros.
Ainda no Antigo Testamento, Deus revelou a vontade dele a profetas por meio de sonhos e visões. O objetivo principal desses sonhos e visões também era sempre ajudar o povo a obedecer a Deus e ser fiel a ele.
No Novo Testamento, Deus falou a algumas pessoas (como José, pai humano de Jesus, e o apóstolo Paulo) por meio de sonhos, mas foram revelações diretas, que não precisaram de interpretação. E, como sempre, visavam algo mais amplo, e não apenas uma revelação pessoal. No início do cristianismo, Deus concedeu dons especiais para construir e fortalecer a igreja primitiva. Algumas dessas capacidades foram mais marcantes para aquele momento e aquela situação.
Acredito, portanto, que, embora esse não seja mais o modo habitual de Deus falar a sua igreja e seus filhos, em ocasiões muito raras e específicas, Deus ainda se revela por meio de sonhos e, se necessário, dá a alguém a capacidade pontual (para aquela ocasião) de interpretá-los para trazer algum benefício à igreja ou até levar uma pessoa à salvação. Afinal, nada é impossível para Deus! Também acredito, porém, que não existem mais revelações novas. Tudo que precisamos saber já é mostrado para nós em Cristo (a revelação absoluta de Deus) e nas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento.
Além do mais, é necessário ter muuuuito cuidado quando alguém diz que tem capacidade de profetizar e de interpretar sonhos, pois essas são coisas que podem facilmente ser distorcidas pela imaginação humana e pelo desejo de ter destaque ou até de manipular a vida de outros. Leitura séria da Bíblia, oração constante e disposição de obedecer a Deus são os elementos mais essenciais em nossa vida pessoal para conhecer a vontade de Deus. É por esses meios que Deus se comunica conosco na grande maioria das vezes.
Kisses,
Su