Querida A., de fato, o relacionamento com a mãe às vezes é um dos maiores desafios de nossa vida! Existem algumas coisas, porém, que você pode fazer para ajudar nessas questões:
- Não tente mudar “por completo” de uma vez só. Isso é impossível. Escolha uma coisa pequena de cada vez. Por exemplo, se sua mãe reclama que você não faz sua lição de casa, trabalhe nisso. Mostre para ela que você é responsável e capaz de cumprir seus deveres. Essa é uma forma garantida de conquistar mais confiança.
- Pense nas coisas das quais ela se queixa a seu respeito. Quais delas parecem ter mais fundamento? Você respeita os horários que seus pais definem? Você ajuda no serviço da casa? Você respeita as decisões deles? Nem tudo o que os pais exigem de nós é sempre justo e certo, mas existem coisas que são uma questão de bom senso – como as que eu acabei de indicar. Converse com Deus e pergunte o que ele quer que você mude em sua vida. Então, peça para ele ajudar você, pois, sozinhas, não conseguimos mudar nada, por melhores que sejam nossas intenções.
- Pense em maneiras de mostrar maturidade e responsabilidade. Isso também ajuda um monte a conquistar confiança. Por exemplo: veja algo que precisa ser feito na casa ou no seu quarto e faça sem que ninguém precise pedir (arrumar a mesa para o jantar? Organizar seu armário?). Além disso, evite gritar, bater portas, etc. Se você ficar irritada (mesmo que esteja com toda a razão), vá para seu quarto e fique no seu canto até a irritação passar pelo menos um pouco. Conte tudo para Deus e peça para ele lhe dar calma.
- Não minta nem esconda coisas. A melhor forma de perder a confiança da sua mãe é tentar mentir para ela. Mesmo que você tenha feito coisas que você sabe que ela não aprova, é melhor contar e arcar com as consequências. Aliás, lidar com as consequências de nossos atos, é sinal de maturidade – o que também ajuda nossos pais a confiarem mais em nós e a melhor o relacionamento com eles.
- Procure se comunicar com sua mãe e contar para ele como você se sente. Caso seja difícil conversar pessoalmente, escreva uma carta ou grave uma mensagem pra ela. Diga que você gostaria de melhorar esse relacionamento. Pergunte o que ela pensa disso. Peça para Deus lhe dar as palavras certas para falar com ela nessa carta ou mensagem.
O mais fundamental nessa história toda é não tentar “se consertar” sozinha. Confie em Deus. Dependa totalmente da ajuda e da sabedoria dele. Converse bastante com ele. Leia os bilhetinhos que ele deixou escritos para você na Bíblia. Peça para ele mostrar o que precisa ser mudado. Quando você cresce em intimidade no relacionamento com Deus, aos poucos vai descobrindo como lidar com os outros relacionamentos em sua vida. Confie nisso!
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!
Kisses,
Su