Pergunta:

Su, me ajudaa:( Sabe amiga, eu acordei normal hoje, descobri que realmente estou com depressão, quase morri qnd subi na mesa e o vdro quebrou e era pra mim ter caído com o pé em cima da ponta dele e ai ia me cortar toda pegando na veia na qual me mataria, mas Deus me deu mais uma oportunidade de vida na qual eu vi que eu nao estou aqui pra nada e q se fosse pra mim morrer eu ja teria morrido a tempos, pois entao eu agradeci Ele e pah né, fiquei feliz em saber que Deus estava lá comigo e que nao deixou eu morrer! Mas hoje eu fiquei triste, acabei de chegar da escola, eu sai no portao e voltei pra dentro caçando a minha melhor amiga e dai eu olho pra frente meu ex namorado começa a beijar a menina q diz ser minha irmã, talarica do caramba, acho q eles já estavam juntos qnd eu estava com ele, e dai a menina chega em mim e disse q a minha amiga estava la na frente, dboa, sai lá e fingi q ele nem estava na minha frente com aquela garota ( eles ainda ficaram me olhando! ) e qnd eu chego no portao, ta aquele menino q eu tinha te falado ( que se afastou de mim ), ele virou pra tras e ficou me olhando, eu olhei pra ele por uns 3 segundos e depois fingi q nem estava lá, e meus melhores amigos foram com ele por baixo, e eu subi a rua, fiz o caminho normal, e sla, acho q ainda gosto daquele menino mas a minha melhor amiga disse q ficou com ele hoje, ela disse pq eu falei q n gostava mais, mas só falei isso pra eles pararem d me encher a cabeça, e com essa noticia eu falei q estava dboa q eu nao estou magoada mas a real é q estou toda destruida por dentro, passei em frente a igreja meio q chorando e pedi ajuda pra mãe de Jesus ( n sei pq fiz isso, sou evangélica!) e affu :( parece q essa tristeza nunca vai passar :( ele ta com a minha melhor amiga, ele ficou cmgo só pra esqcer a ex dele, fui um objeto e durante aquele ”namoro’ com o meu ex, eu fui trouxa mais uma vez :( ai su eu nao presto! Da vontade d morrer. affu :( V.

Resposta da Sú:

Querida V., se você acabou de descobrir que Deus preservou sua vida (sem dúvida ele guardou você!) e que ele tem planos e propósitos para você (com certeza ele tem!), por que ficar dizendo que está com vontade de morrer?

Eu entendo o quanto você está chateada e triste depois de tudo o que aconteceu. Você tem razão de ficar magoada e até deprimida. Agora, como eu acho que a gente já conversou, é importante não alimentar isso. Não deixe os pensamentos correrem soltos. Não fique dizendo para si mesma que não presta, que foi trouxa, etc. Para começar, isso não é verdade, pois você é amada por Deus. Você não tem muito controle sobre seus sentimentos, mas com a ajuda de Deus é possível alimentar novos pensamentos, mais saudáveis. E, com o tempo, esses novos pensamentos criarão sentimentos mais equilibrados também. Pense no quanto Deus cuida de você, no fato de ele ter permitido essas experiências para lhe ensinar novas maneiras de agir daqui para frente. Pense que sua história ainda tem muitos capítulos e que você pode deixar esses acontecimentos difíceis para trás, sempre com a ajuda de Deus.

E, se você concluiu que realmente está com depressão, é hora de cuidar disso! Depressão não é igual resfriado, que passa sozinho. É uma doença como outra qualquer, para a qual existem tratamentos apropriados. Para começar, marque uma consulta com um médico clínico geral e conte como você está se sentindo e os pensamentos que você está tendo. Ele poderá encaminhá-la para profissionais capacitados que ajudarão você. Não fique sofrendo à toa. Marque essa consulta logo e siga as orientações do médico!

E, se você realmente está tendo pensamentos de morte (se não é só modo de dizer), entre em contato com o CVV (http://www.cvv.org.br/) ainda hoje e converse com o pessoal de lá. Eles são muito bacanas e podem ajudá-la também. Deixe Deus cuidar de você, amiga, e tirar você desse momento sombrio. Eu sei que parece impossível agora, mas as coisas vão melhorar!

E, estamos aqui pra conversar, como sempre.

 

Kisses,

Su