Pergunta:

Resposta da Sú:

Oi Su! Eu queria saber se é errado ter exemplos de pessoas não-cristãs. Bom, existe uma história japonesa que eu assisto onde os personagens não são cristãos. Nela, tem uma menina que eu admiro porque tem valores que agradam a Deus na nossa vida cotidiana, como o amor verdadeiro, o reconhecimento e a não exclusão das pessoas, o esforço, a ajuda mútua, a sinceridade, a coragem, a perseverança, o sacrifício de abandonar sua boa vida em prol dos ouros, resumindo, ela é aquela mulher de Provérbios 31. É errado tê-la como exemplo, ou eu só devo fazer isso em relação a Jesus, uma vez que ele disse “sede meus imitadores”? Desde já, lhe agradeço, sei que suas respostas são abençoadas por Deus! 😀

Hello, D.! Muito legal a sua pergunta! Na verdade, essa frase “sejam meus imitadores” foi dita pelo apóstolo Paulo (1Coríntios 4.16 e 11.1). Ele pediu para os cristãos imitarem o exemplo dele porque ele era imitador de Cristo (e não porque ele, o apóstolo, era lindo, maravilhoso e perfeito, rsrs). Isso significa que podemos, sim, imitar características de Jesus que vemos em outras pessoas. Ainda que a personagem que você admira não seja cristã, você pode aprender com ela virtudes como aquelas que Jesus ensinou e demonstrou. Lembre-se de que tudinho que existe de realmente bom no mundo, vem de Deus, não importa onde esteja. O importante é sempre compararmos tudo com o ensino da Bíblia e pedirmos orientação a Deus, de modo a separarmos o que é bom do que não é tão legal.

Ao mesmo tempo, é bom ter em mente que, na vida real, só conseguimos desenvolver a verdadeira semelhança a Cristo com a ajuda do Espírito Santo.

Portanto, peça a Deus que a ajude a ser uma boa imitadora de todos (quer em programas de televisão, livros ou na vida real) que são verdadeiros imitadores de Cristo. Deus se alegra imensamente de nos ajudar nesse desafio!

Kisses,
Su