Se você é solteira e suspeita que esteja grávida, aqui vão alguns passos iniciais para lidar com essa situação sem entrar em desespero. É possível que você tenha pela frente um dos maiores desafios de sua vida, mas não vai precisar encará-lo sozinha!
1. Coloque toda a sua ansiedade e angústia diante de Deus. Deixe que ele acolha você num abraço cheio de carinho. Não peça perdão por, possivelmente, ter engravidado. Gravidez não é pecado! É consequência natural do sexo, seja antes ou depois do casamento. Talvez você esteja arrependida dessa consequência. Na verdade, porém, o que fugiu do plano de Deus foi ter intimidade física antes do compromisso para a vida toda. Com essa realidade em mente, leia 1João 1.9. Quando não fazemos as coisas do jeito de Deus, sempre há consequências, mesmo que não sejam tão visíveis e radicais quanto uma gravidez. Mas, uma vez que recebemos o perdão de Deus, não temos mais nenhuma culpa e nenhum motivo para nos envergonhamos diante dele. Guarde essa verdade preciosa em coração!
2. Conte para sua família. É uma conversa muito difícil, mas essencial. Peça a ajuda de seus familiares. Procure ser paciente com as reações deles e não espere apoio instantâneo. Pode ser que, inicialmente, eles fiquem zangados ou decepcionados. Isso não quer dizer que não amam você e não a apoiarão. Se possível, orem juntos, pedindo orientação. Lembre-se de que Deus estará presente durante essa conversa ajudando você e seus familiares. Lembre-se, também, de que Deus não está zangado nem decepcionado com você.
3. Faça um teste de gravidez, daqueles de farmácia, o mais rápido possível (caso ainda não tenha feito). Se der positivo, marque uma consulta médica e peça que sua mãe a acompanhe. Não se aflija se não conseguir assimilar todas as informações de imediato.
4. Dê tempo a si mesma para acostumar-se com a ideia e aceitá-la aos poucos. Não se sinta culpada se chorar com frequência. Você está se despedindo de uma fase da vida para começar outra. A tristeza é natural e Deus entende.
5. Converse com seu namorado. Ele é tão responsável quanto você pela concepção da criança e será igualmente responsável pela educação e sustento dela. Apenas dê a notícia. Vocês terão tempo para pensar nos detalhes mais adiante, quando estiverem mais tranquilos. Peça que Deus se faça muito presente nessa conversa e dê sabedoria e clareza para vocês dois.
6. Não se case de imediato. Talvez você e seu namorado tenham desenvolvido intimidade em todas as áreas, e não apenas proximidade física. Se vocês têm certa autonomia e um compromisso sério, pode ser apropriado pensar em casamento. Isso não significa, porém, que deve ser feito às pressas, só para estarem casados quando a criança nascer. Pode ser prudente construir mais estabilidade emocional e financeira antes de formar essa união.
Se, contudo, vocês são adolescentes e/ou não tiveram a oportunidade de desenvolver uma relação sólida antes da gravidez, não é boa ideia assumir um compromisso tão sagrado e permanente de modo precipitado, pois o objetivo principal do casamento não é a criação de filhos. Ainda assim, com a ajuda de suas famílias, vocês terão de pensar em maneiras de cultivar seu relacionamento e dividir as responsabilidades em relação ao bebê.
E, se seu namorado sumir de cena, saiba que Deus jamais vai desamparar você e sua criança. Por mais difíceis que sejam as circunstâncias, ele lhe mostrará o próximo passo. Confie nisso.
Uma gravidez inesperada, especialmente na adolescência, traz mudanças enormes. Mas só porque algo saiu do plano ideal de Deus e parece ter virado o mundo de ponta-cabeça, não significa que as coisas fugiram do controle de Deus. O bebê veio antes da hora, mas com certeza não foi um simples “acidente”. Para o Deus Criador de toda vida não existem acidentes.
Saiba que Deus ainda tem propósitos, sonhos e projetos para você. As coisas vão ser bem diferentes, mas você ainda encontrará felicidade, paz e realização. Mesmo que pareça impossível agora, é verdade. Apegue-se a esse fato e ao cuidado de Deus por você, aconteça o que acontecer!
Por fim, se a suspeita de gravidez for um alarme falso, use essa oportunidade para reavaliar seu namoro. É um excelente momento para voltar a fita, diminuir o nível de intimidade física e comprometer-se a seguir o roteiro que Deus escreveu para você com muito amor.