Hello, V.! Que bom que, aos poucos, você está mudando o foco de seus pensamentos. Isso é muito importante. Também é superimportante o que você falou sobre não tentar esquecer um menino ao se envolver com outro. Essa é pior coisa que você pode fazer. Portanto, embora os elogios desse amigo tenham feito bem, tome bastante cuidado para não começar a alimentar sentimentos por ele, ok? Pelo que você conta, ele pode ser um ótimo amigo, mas seria um péssimo namorado, daqueles que só fariam você sofrer. Portanto, distância! Rsrs.
Estava pensando no que você falou sobre autoestima e imagem corporal e vou lhe dizer o que falei para outra menina esses que comentou sobre a dificuldade de se amar e se aceitar. Não tem nada de errado em dar um trato no visual. MAS, se seu valor próprio vai depender disso, aí você está perdida, pois nossa aparência muda. Nem todo dia o cabelo vai estar lindo. De repente, vai aparecer uma espinha no seu nariz, ou você não vai dormir direito e vai acordar com olheiras! Entenda que sua beleza verdadeira não depende de nada disso. Ela depende de algo muito mais profundo e que nunca muda. É fundamental você compreender que nosso amor por nós mesmas e a forma como nos vemos precisam ser baseados inteiramente na forma como Deus nos vê e no amor que ele tem por nós. Eu sei que é legal ter aparência agradável, cabelo bonito, etc., mas o estado do seu cabelo não pode determinar seu humor nem sua autoestima.
Para ter uma ideia de como seu valor vem de outro lugar (e não de sua aparência), veja o salmo 139, que fala sobre como Deus formou cada célula de nosso corpo com todo cuidado e carinho. Você não é obra do acaso, um acidente ou algo que Deus simplesmente deixou que acontecesse. Deus idealizou você na mente dele. Ele pensou cada detalhe de sua personalidade e cada uma de suas características físicas. Então, depois desse planejamento todo, ele criou você. Ele participou ativamente da sua formação dentro da barriga de sua mãe. E, desde antes de você nascer, ele escreveu uma história maravilhosa para sua vida inteira. Seu valor reside nessas verdades. Você é a Amada de Deus. Essa é sua identidade. Quanto mais você meditar nessas verdades, mais saudável vai ser sua forma de enxergar a si mesma – sua personalidade, suas emoções, seu corpo. O amor de Deus por nós é nosso ponto de referência. E, quanto mais você entender que você é amada por Deus, mais claro vai ficar que você é digna de respeito e de ser valorizada por si mesma e pelos outros. Essa visão é importante para que você possa cultivar bons relacionamentos e expectativas equilibradas. Você não vai encontrar seu valor próprio em namoros ou na aceitação de outras pessoas, mas na aceitação incondicional de Deus.
Eu não sei o que Deus planejou para você, mas posso lhe garantir que é muito melhor do que qualquer coisa que você seria capaz de imaginar ou sonhar. Seu “trabalho” é andar bem perto de Deus e, com a ajuda e a direção dele, descobrir qual é o próximo capítulo dessa história. Legal isso, não?
Confie na bondade de Deus e agradeça desde já porque, no tempo e do jeito apropriado, ele vai mostrar tudo de bom que ele reservou para você!
E, sempre que quiser conversar, apareça aqui. Estamos à disposição!
Kisses,
Su