7 maneiras de testemunhar a fé na sala de aula (e na escola)

Para testemunhar a fé em Cristo, não basta apenas falar. É preciso viver. As pessoas percebem se agimos de acordo com o que falamos. Quando unimos palavras + atitudes, agimos com coerência, que é a harmonia entre o dizer e o fazer.

“Viver com coerência = viver com harmonia entre o dizer e o fazer”.

Você já viu alguém que diz que é “crente”, mas se comporta de maneira totalmente contraditória? Complicado, né? Essa pessoa prejudica a si mesma e desonra a fé. Isso é muito sério (e triste também).

Vamos fazer diferente!

Para animá-la a ter um testemunho cristão coerente na sala de aula e na escola, ou seja, um comportamento adequado que une palavras + atitudes, listamos 7 dicas de como transmitir a fé em Jesus a partir de seu estilo de vida. Em cada dica, você encontrará um versículo bíblico para reflexão. Bora lá?

Pratique o bem: Nada de bullying e confusões. Fique longe de quem caçoa dos colegas e causa brigas, discussões e inimizades.

“Não faça amizade com os briguentos, nem ande com quem se ira facilmente, pois aprenderá a ser igual a eles e colocará a si mesmo em perigo” (Provérbios 22.24-25).

Faça o seu melhor: Pessoas de sucesso são pessoas dedicadas a fazer as tarefas com excelência. Por isso, não se contente em ser uma estudante meia-boca

“Você já viu alguém muito competente no que faz? Ele servirá reis em vez de trabalhar para gente comum” (Provérbios 22.29)

Respeite os professores: Evite grupinhos que estressam o professor, que atrapalham o andamento das aulas e tiram a paz do ambiente. Esses grupinhos, na realidade, estão prejudicando o aprendizado da turma.

“Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz e esforce-se para mantê-la” (Salmos 34.14).

Evite fofocas: Não precisa nem falar, né?

“Refreie a língua de falar maldades e os lábios de dizerem mentiras” (Salmos 34.13)

Fale palavras que edificam: Lembre-se de que o cristão é chamado a ser uma bênção. Isso envolve a maneira como fala e se dirige aos demais. “Evitem o linguajar sujo e insultante. Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo àqueles que as ouvirem” (Efésios 4.29).

Compartilhe o amor de Deus: Não tenha vergonha de falar que você crê em Jesus. Conte as maravilhas que ele fez em sua vida e espalhe a poderosa mensagem do evangelho.

“Vocês, porém, são povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus. Assim, vocês podem mostrar às pessoas como é admirável aquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz” (1Pedro 2.9).

Examine a sua consciência: Antes de dizer ou fazer algo que, por algum motivo, está incomodando a sua consciência, pense: “Tal atitude ou decisão fará a luz de Cristo brilhar através de mim?”. O autoexame ajudará você a tomar decisões sábias.

“Portanto, sejam cuidadosos em seu modo de vida. Não vivam como insensatos, mas como sábios. […] Não ajam de forma impensada, mas procurem entender a vontade do Senhor” (Efésios 5.15,17) Você, garota de fé, é uma bênção para o mundo! Jamais se esqueça disso. Que Jesus brilhe em seu viver e que seu estilo de vida inspire muitas pessoas a também conhecer nosso Amado Salvador!

Você também vai gostar de ler:

Anel de ouro em focinho de porco… Você é assim?

Brigas e discussões na escola

Fé em Deus. Eu curto!